
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | El Marghani, Viviane Gaspar Ribas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Follmann, Giselle Blasius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/37990 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37990 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Viviane Gaspar Ribas El Marghani | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 05/02/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração : Design gráfico e produto | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A legislação brasileira referente à profissão e ao ensino de Design indica que, além do desenvolvimento, o planejamento de projetos também faz parte das atribuições deste profissional. Assim, pressupõe-se que o ensino de design no país aborde metodologias, métodos e ferramentas sobre planejamento e desenvolvimento de projetos desta natureza. O que se observa, porém, é que, apesar do vasto material acerca de metodologias para o desenvolvimento de projetos em design, poucos abordam, de forma específica, o PLANEJAMENTO destes projetos. Neste contexto esta dissertação se propõe a desenvolver um modelo para o planejamento de projeto em design, de modo a fornecer subsídios para instrumentalizar o ensino do design nesta competência. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo que se inicia a partir da Revisão Bibliográfica, e tem como sequência um Levantamento (survey) qualitativo e quantitativo sobre planejamento de projetos, nas disciplinas de projeto destes cursos de graduação no Brasil. O objetivo é verificar como e o quanto as metodologias projetuais utilizadas nestas disciplinas já aplicam o planejamento em seus projetos, se comparado com processos e ferramentas já consagradas de planejamento de projetos em outras áreas do conhecimento. A partir das análises comparativas entre os resultados da Survey, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Design, do perfil esperado para o designer no Brasil, e dos resultados da correlação entre os processos e ferramentas de planejamento de projeto de outras áreas, é realizada uma estruturação para o desenvolvimento da proposta de Modelo para o Planejamento de projetos na área do design. Palavras-Chave: Metodologia projetual. planejamento de projetos. ensino do design. modelo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian legislation on the profession and the teaching of Design indicates that, besides development, project planning is also part of the tasks of this person. Thus, it is assumed that the design of education in the country addressing methodologies, methods and tools for planning and development of projects of this nature. What is observed, however, is that despite the vast material on methodologies for the development of projects in design, few approach, specifically, the Planning these projects. In this context, this thesis aims to develop a Model for Project Planning in Design, to provide subsidies to instrument design education in this competence. This is a descriptive research that starts from the Literature Review, and its sequence one survey (survey) qualitative and quantitative on project planning, the design disciplines of these graduate courses in Brazil. The goal is to see how and how much the projective methodologies used in these disciplines already have planning in their projects, compared with already established processes and tools of project planning in other areas of knowledge. From the comparative analysis of the results of the Survey, the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Design course, the expected profile of the designer in Brazil, and the results of correlation between the processes and project planning tools from other areas, is held a design for the development of model proposed for project planning in Design. Key words: project methodology. project planning. design teaching. model. | - |
| Formato: dc.format | 163f. : il. algumas color., tabs., maps. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design gráfico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Estudo e ensino - Brasil | - |
| Título: dc.title | Proposta de modelo para planejamento de projetos em design : uma contribuição para o ensino do design no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: