A formação de alianças estratégicas intersetoriais no mercado de biodiesel no Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorFrega, José Roberto, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBarche, Carmem Kistemacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:36:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:36:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37919-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Roberto Frega-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 10/02/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Inovação e tecnologia-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo versa sobre alianças estratégicas intersetoriais. Este tipo de relação de cooperação pode ser formado por vários elos da sociedade: Governos, segundo setor, terceiro setor, alcançando também o indivíduo. Na formação das alianças estratégicas intersetoriais, cada participante tem seu objetivo, porém suas atividades devem corroborar para que haja um fim benéfico a todos (FISCHER et al., 2003a; 2003b; FISCHER, 2005; AUSTIN, 2001). Na formação deste tipo de cooperação, enfatiza-se, neste trabalho, que não há necessidade de que as mesmas ocorram somente pela filantropia pela existência do elo presente do terceiro setor por vezes na relação, mas sim, pela troca cooperativa de recursos gerando benefícios mútuos. Sendo assim, procurou-se nesta pesquisa responder ao seguinte problema: Como a formação de alianças estratégicas intersetoriais contribui com o mercado de biodiesel no Estado do Paraná? Este estudo constitui-se essencialmente como qualitativo, onde não se buscou a generalização dos resultados e, sim, o aprofundamento da compreensão do fenômeno "alianças estratégicas intersetoriais" no mercado de biodiesel do Paraná, mercado este que funciona por intermédio de um marco regulatório do setor. Ademais, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada, realizada no ambiente de campo, cerceada pelo paradigma interpretativista onde, para coleta dos dados, utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado, que contou com a inserção de oito categorias analíticas, sendo usada a análise de conteúdo para extração dos resultados. Como principais achados desta pesquisa, pode-se observar: a) as alianças estratégicas intersetoriais podem ocorrer sim por trocas de recursos entre os participantes e não necessariamente pela doação monetária de um a outro; b) as alianças no mercado de biodiesel do Paraná ocorrem essencialmente pela necessidade da manutenção da cadeia produtiva, especialmente pela maneira com que fora desenhado o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e o modelo do Selo Combustível Social; c) a inserção do pequeno produtor rural familiar é fomentado pela forma das relações moldadas, inserindo este em uma cadeia produtiva, com acesso a tecnologia e melhor remuneração; d) as categorias analíticas demonstram que há desalinhamento entre os atores do mercado, prevalecendo os interesses individuais; e) por fim, e como resposta ao objetivo geral proposto neste trabalho, pondera-se que as alianças estratégicas intersetoriais fomentam e são essenciais para a manutenção do setor em análise. Palavras-chave: Alianças Estratégicas Intersetoriais; Alianças; Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel; Marco Regulatório.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study deals with intersectoral strategic alliances. This kind of cooperative relationship can be formed by several links of society: Governments, second and third sector, reaching the individual as well. In the formation of intersectoral strategic alliances, each participant has goals, however their actions must collaborate to be benefitial to all (FISCHER et al., 2003a; 2003b; FISCHER, 2005; AUSTIN, 2001). In the circumstance of formation of this kind of cooperation, is emphasized, by this study, that there is no need that they depend only on philanthropy because of the existence of this third sector link in this relationship, but by the resources cooperative generating mutual benefits. Thus, this study sought to respond to the following problem: How does the formation of strategic intersectoral alliances contributes to the biodiesel market in the State of Paraná? This study is essentially qualitative and the generalization of results is avoided, but the deepening of understanding of the phenomenon strategic intersectoral alliances in the biodiesel market in Paraná, market that works through a regulatory guidelines of the sector, was the focus. In addition, the research is characterized as descriptive, applied nature, carried out as fieldwork, permeated by the interpretative paradigm where, for data collection, it was used the technique of in-depth interview with semistructured itinerary, which featured the inclusion of eight analytical categories, being used the content analysis for the extraction of results. As major findings of this survey, it can be observed: a) the intersectoral strategic alliances can occur by resource exchanges between the participants and not necessarily by the donation from one to another; b) the biodiesel market alliances of Paraná occur essentially by the necessity of maintaining production chain, especially because of the way it was designed the National Program for the Production and Use of Biodiesel and the model of Social Fuel Seal; c) the insertion of the small family farmer is encouraged by the form of relations shaped by inserting those individuals in a productive chain, with the access to technology and better remuneration; d) the analytical categories demonstrate that there is misalignment between market actors, prevailing individual interests; e) Lastly, and in response to the general goal proposed by this work, is pondered that strategic alliances intersectoral do foster and are essential for the maintenance of the sector under analysis. Keywords: Intersectoral Strategic Alliances; Alliances; National Programme for the Production and Use of Biodiesel; Regulatory Guidelines.-
Formato: dc.format172f. : il., algumas color., grafs., maps., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleA formação de alianças estratégicas intersetoriais no mercado de biodiesel no Estado do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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