Interseções, conexões e oposições : currículo e curso de pedagogia nas dissertações produzidas no PPGE da UFPR (1977-1997)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMeira, Leticia Mara de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:19:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:19:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37892-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/09/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho põe em discussão as representações sobre o currículo e o Curso de Pedagogia identificadas nas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná no período compreendido entre o início das atividades do Curso de Mestrado em Educação (1977) e o primeiro ano de influência da Lei Nº 9394/96 (1997). Este período, no qual o currículo mínimo do curso era determinado pelo Parecer do Conselho Federal de Educação de número 252/69, é especialmente relevante porque compreende, além do início e da consolidação do Curso de Mestrado em Educação com área de concentração em Currículo na UFPR, um intenso movimento de reorganização curricular do Curso de Pedagogia impulsionado pelo Movimento Nacional para a Formação do Pedagogo. Num contexto político que vai da distensão do regime ditatorial aos primeiros anos da Nova República, esta discussão acadêmica refletiu e influenciou as redes de trabalho dentro da Universidade que neste momento via seu corpo docente buscar novas titulações e adensar as atividades de pesquisa. As principais referências utilizadas para esta análise foram Pierre Bourdieu com o conceito de campo científico, Roger Chartier com representação e, Michel de Certeau com os conceitos de lugar, tática e estratégia. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, contemplando também procedimentos da análise documental. As principais fontes utilizadas foram as dissertações defendidas no Mestrado em Educação do PPGE da UFPR. Como fontes auxiliares foram utilizadas publicações relacionadas ao Setor de Educação e os primeiros relatórios do PPGE. O trabalho aborda a organização do curso e as tendências temáticas do PPGE, bem como o posicionamento do mesmo no campo científico do currículo. Ao analisar as principais produções sobre o conceito de currículo e sobre questões relacionadas ao Curso de Pedagogia, foi possível identificar lugares de interseção, pontos de conexão e afirmações de oposição em um mesmo contexto institucional. As categorias de análise das dissertações possibilitaram, ao destacar as principais representações sobre o Curso de Pedagogia, discorrer sobre a posição dos trabalhos produzidos na UFPR no campo científico. Partícipes de uma mesma comunidade acadêmica, as representações em torno do currículo e do Curso de Pedagogia veiculadas nas dissertações do Mestrado em Educação demonstraram que, em um cenário onde as normativas federais produziam desdobramentos alinhados ao pensamento hegemônico, a Pós-graduação representava um lugar em que os posicionamentos divergentes podiam ser, e de fato eram expressados, o que evidencia a importância da produção acadêmica em um período de abertura política e construção democrática. Palavras Chave: Currículo, Curso de Pedagogia, Mestrado em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study discusses issues concerning the curriculum and Pedagogy Course that have been raised in Master's Degree dissertations in the Post-Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná between the inception of the Master's Degree in Education (1977) and the first year following the passing of Law 9394/96 (1997). During these two decades, the minimum requirements for the curriculum of the course were determined by Report 252/69 issued by the Federal Education Council. This period is particularly relevant because it includes the early consolidation of the Master's Degree in Education concentrating on the Curriculum at UFPR and an intense reorganization of the Pedagogy Course, propelled by the National Movement for Teacher Training. In a political context stretching from the military dictatorship to the early years of the New Republic, this academic discussion reflected and influenced working networks within the university. At this time, the teaching staff sought greater qualifications and further research activities. The main references for this analysis were Pierre Bourdieu, with the concept of the scientific field, Roger Chartier, with representation, and Michel de Certeau, with the concepts of place, tactics and strategy. The methodology was Bardin's content analysis, in addition to document analysis procedures. The main sources were the PPGE Master's Degree dissertations defended at the UFPR. Auxiliary sources included publications pertaining to the Education Sector and the first PPGE reports. The study broaches the organization of the course and the thematic trends of the PPGE, and the position of the program in the scientific field of the curriculum. An analysis of the main productions on the concept of curriculum and matters related to the Pedagogy Course enabled the identification of intersections, connecting points and opposing statements in the same institutional context. The analysis categories of the dissertations made it possible to highlight the main representations concerning the Pedagogy Course, discussing the position of the work produced at the UFPR in the scientific field. Stemming from the same academic community, the writings on the curriculum of the course in the dissertations of the Master's Degree in Education showed that, in a scenario where federal norms led to unfolding hegemonic thinking, the Post-graduate Course could be, and indeed was, a space in which differing opinions could be expressed. This is demonstrative of the importance of academic production at a time of political openness and democratic upheaval. Key words: Curriculum, Pedagogy Course, Master's Degree in Education, Education Sector, Federal University of Paraná.-
Formato: dc.format190f. : il., tabs., grafs., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleInterseções, conexões e oposições : currículo e curso de pedagogia nas dissertações produzidas no PPGE da UFPR (1977-1997)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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