Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sánchez García, Laura, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Brandao, André Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/3777 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3777 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Laura Sánchez García | - |
Descrição: dc.description | Inclui apêndices | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A edição de material técnico-didático, através de sistema de informação, envolve diversos conceitos para atingir o sucesso e, é evidente que se trata de um sistema colaborativo. Existem algumas maneiras de se obter comunicação entre usuários de computadores, entre eles, sistema Wiki, fóruns e listas de discussão. O presente trabalho visa expor um estudo de caso para o design de um sistema colaborativo utilizando conceitos de Engenharia Semiótica que se trata de um dos tópicos da linha de pesquisa Interação Humano-Computador. Esse tópico instrumenta projetistas de interface, tanto na comunicação usuário-sistema, como na comunicação usuário-usuário. Para isso, existem modelos que auxiliam o designer a definir o grupo de membros de um sistema multi-usuário e, também, utiliza a ferramenta como um sistema de comunicação explorando conceitos da Teoria dos Atos de Fala para que os usuários possam expressar-se de maneira qualificada. Sendo assim, pretende-se validar os modelos da Engenharia Semiótica demonstrando ser eficaz a aplicação desta disciplina no desenvolvimento de interfaces multi-usuário. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The tecnical-didactical material edition, through information system, envolves many concepts to concern success and, it is evident that its reffering to a colaborative system.There are some ways for comunication between computer users, Wiki system, foruns and discussion lists. This work shows a case study of a design of a colaborative system using Semiotic Engineering concepts that is a Human-Computer Interface topic. This topic offer a structure to interface designers to work so much in user-system, as user-to-userc ommunication. There are models that help the responsable of the interface to define the members group of a multi-user application and use the system as a communication way exploring theory of speech acts concepts to turn possible to users a qualitative way to express themselves. This work intent to validate the Semiotic Engineering Models showing that they are useful and the application of this discipline is good in a multi-user interface design. | - |
Formato: dc.format | viii, 103f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de computação interativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Estudo de caso de um ambiente de edição colaborativa de material técnico-didático utilizando engenharia semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: