Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Luciano Felicio, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Bassfeld, Jackson Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Leticia Zehnder | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/37555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37555 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luciano F. Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Jackson C. Bassfeld | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Células da diatomácea Coscinodiscus wailesii (Bacillariophyta) coletadas em maio de 1999 no Canal da Galheta (Baía de Paranaguá, Paraná) foram isoladas através de micropipetagem e diluições, obtendo-se culturas unialgais clonais axênicas. As células foram submetidas a cultivos estanques em erlenmeyers de 250 ml de capacidade, contendo 100 ml de meio, e inóculo inicial de 0,5 céls/ml, com temperatura média de 25°C e fotoperíodo de 8:16 (luz:escuro) e mantidas sob agitação contínua. O crescimento das culturas foi monitorado diariamente por contagem celular. Realizou-se duas séries de experimentos, utilizando o meio de cultura semi-definido Guillard F/2 e o meio indefinido, com adição ou exclusão parcial de macronutrientes (nitrato, fosfato esilicato). Determinou-se a taxa máxima de crescimento - p (div./dia), concentrações de clorofila-a e nutrientes (silicato, fosfato, nitrato e nitrito). O diâmetro das 2809 células medidas durante os experimentos variaram de 306-268 pm de diâmetro valvar e 197-95 pm de eixo pervalvar. Na primeira série de experimentos para o meio F/2 completo obteve-se p = 1,27 e 10,1 céls/ml no terceiro dia experimental. No quinto dia a densidade celular foi de 36,4 céls/ml, taxa de crescimento 1,01 e a concentração de clorofila 96,42 pg/l. Para o meio F/2 sem adição de silicato obteve-se p = 1,10 e 10,7 céls/ml no quarto dia. No oitavo dia a densidade foi 45 céls/ml e 45,37 pg de clorofila/l. O crescimento algal nos outros tratamentos (meio F/2 sem fosfato, sem nitrato e indefinido) foi muito reduzido. Na segunda série de experimentos para o meio F/2 completo obteve-se p = 0,73 e densidade de 21,9 céls/ml no oitavo dia. No 11° dia a densidade máxima foi 40,3 céls/ml e taxa de crescimento de 0,77. O crescimento algal nos outros tratamentos (indefinido mais silicato, mais fosfato, mais nitrato e meio indefinido) foi reduzido. O padrão geral da análise dos nutrientes mostraram redução nitrato, onde ocorreu um aumento do nitrito, passando de 0,63 pM para 1,84 pM e 1,11 pM para 2,65 pM, respectivamente. A água utilizada para a preparação dos meios de cultura era rica em silicato, que não foi o fator limitante para o crescimento algal nestas condições. No entanto, nitrato e fosfato foram limitantes, por isso observou-se crescimento apenas discreto nos experimentos quando estes não eram adicionados aos meios de cultura. | - |
Formato: dc.format | 41f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diatomito | - |
Título: dc.title | Estabelecimento de cultivo da diatomácea Coscinodiscus wailesii Gran&Angust (Bacillariophyta) em meios de cultura com água do mar enriquecida da Baía de Paranaguá, Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: