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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Adriana de Paula Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Raíssa Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:35:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:35:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/37402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37402 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Adriana de Paula Lacerda Santos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 25/02/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise de usabilidade de um jogo didático, através de um Protocolo de Usabilidade que indique quais são os fatores primordiais em tal análise que possuem influência direta na amigabilidade da interface do produto. A análise foi realizada a partir de recomendações, ferramentas e avaliações encontradas na literatura, nas ISO NBR TR 16982 e ISO NBR 9241-11; também utilizou-se de observações assistemáticas, medições de desempenho, questionários, entrevistas, documentos e de ferramentas desenvolvidas pela autora. A unidade foco foi um jogo didático, voltado para um público empreendedor de baixa renda, desenvolvido dentro do Grupo de Estudos em Inovação Tecnológica – GESIT, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi realizada nos moldes da pesquisa-ação, através do planejamento da pesquisa, fase exploratória, fase de diagnóstico, fase da ação e fase da avaliação. O jogo foi analisado a partir de três avaliações de usabilidade: preditiva, que foi realizada pela pesquisadora; com o usuário, que contou com quatro encontros onde dois grupos diferentes do público-alvo avaliaram as edições do jogo; e pelo Protocolo de Usabilidade, desenvolvido e melhorado durante todo o estudo. O protocolo avaliou a quarta edição possibilitando a criação da quinta edição do jogo DECOT. Dentro da análise foram geradas cinco diferentes edições, onde a quinta foi estabelecida como versão final. No intuito de auxiliar neste entendimento, foi realizada uma revisão de literatura a respeito de produto, produtos de uso e usabilidade e de algumas Metodologias de Desenvolvimento do Produto (MDPs), de diferentes autores, aplicadas a trabalhos de engenharia. Durante o estudo observou-se que a interface, as funcionalidades e a proposta pedagógica do jogo, em ordem decrescente, são as três categorias de problemas com maior pontuação, e juntas possuem um total aproximado de 70% deles, exigindo maior atenção por parte da pesquisadora. Nesta dissertação é exibido como os problemas foram identificados e o que foi feito para saná-los; também é apresentado o jogo em sua configuração inicial e final. Dentre os resultados apresentados estão a revisão da literatura pertinente a usabilidade do produto; a geração de um jogo com interação focada para o seu público-alvo; e a geração de um Protocolo de Usabilidade, que trata-se de um guia a ser seguido para aplicação da usabilidade em produtos de uso, suprindo uma falta de tal série lógica, notada pela pesquisadora durante a revisão das Metodologias analisadas. Este protocolo pode ser utilizado de forma independente ou em paralelo com Metodologias de Desenvolvimento de Produtos. Palavras-chave: Usabilidade. Interface. Interação. Produtos de uso. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research has as objective to perform a usability analysis in a didactic game, through a Usability Protocol indicating which are the major factors in this analysis that have direct influence on the friendliness of the product interface. The analysis was performed from recommendations, tools and reviews in the literature, the NBR ISO TR 16982 and ISO NBR 9241-11; also made use of unsystematic observations, performance measurements, questionnaires, interviews, documents and tools developed by the author. The focus unit is a didactic game, created for a low-income entrepreneur public, developed within the Technological Innovation Study Group - GESIT, of the Federal University of Paraná. The survey was conducted along the lines of applied action-research, through the research planning, exploratory phase, the diagnostic phase, action phase and evaluation phase. The game was analyzed from three usability evaluations: predictive, which was performed solo by the researcher; with the user, which had four meetings where two different groups of the public target assessed editions of the game; and by a Usability Protocol, developed and improved during the study. The Protocol evaluated the fourth edition enabling the creation of the fifth edition of DECOT game. Within the analysis consisted of five different editions, where the fifth was established as the final version. To assist this understanding, I performed a literature review about the product, product of use, usability and some Product Development Methodologies (MDPs), by different authors, applied to design and engineering. During the study, it was observed that the interface, the features and the pedagogical proposal of the game, in descending order, are the three categories of problems with the highest score, and together have approximately 70% of them, requiring more attention from the researcher. In this dissertation is displayed as the problems have been identified and what has been done to address them; the game is also presented in its initial and final configuration. Among the results presented are the review of the literature the usability of the product; the generation of a game with focused interaction to your target audience; and the generation of a Usability Protocol, which it is a guide to be followed for the application of usability in use of products, supplying a lack of such logic series, noted by the researcher during the review of the methodologies analyzed. This protocol can be used independently or in parallel with product development methodologies. Key worlds: Usability. Interface. Interaction. Products of use. | - |
Formato: dc.format | 159f. : il. algumas color., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
Título: dc.title | Análise de usabilidade em um jogo didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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