Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia Fernandez, Evelio Martin | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Richard Demo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Autor(es): dc.creator | Mafra, Samuel Baraldi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:56:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:56:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/37399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37399 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Evelio Martín Garcia Fernández | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador : Prof. Dr. Richard Demo Souza | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Defesa: Curitiba, 20/04/2012 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação é avaliado o uso de cooperação em uma rede cognitiva baseada em HARQ, onde a rede secundária aproveita as oportunidades originadas nas retransmissões do enlace primário. O objetivo principal é propor técnicas com o uso de comunicação cooperativa para conseguir uma transmissão da rede secundária com taxas maiores que as alcançadas na literatura, sem prejudicar significativamente o desempenho da rede primária. Na dissertação são feitas comparações em termos da vazão do sistema entre os protocolos de codificação. Além disso, avalia-se o efeito da linha de visada e do número de relays cooperando. As simulações demonstram que é possível o enlace secundário se comunicar com altas taxas mantendo uma mínima interferência no enlace primário com o uso de cooperação. Com os nós da rede secundária bem próximos entre si e do transmissor primário é possível obter taxas maiores que as alcançadas pela rede primária. Palavras chave: Comunicação cooperativa, redes cognitivas, HARQ, múltiplos relays, codificação por repetição, codificação paralela, Nakagami-m. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation evaluates the use of cooperation in a cognitive network based on HARQ, where the secondary link exploits the retransmissions of the primary link. The main objective is to propose techniques with the use of cooperative communication to achieve a transmissions rates of the secondary link higher than those achieved in the literature, without significantly harming the performance of the primary network. Comparisons are made in terms of throughput between the coding protocols. The effect of line of sight and the number of cooperating relays is also evaluated. The simulations show that it is possible for the secondary link to communicate with high transmission rates while causing a minimum interference on the primary link with the use of cooperation. When the secondary link nodes are very close to each other and nearby the primary transmitter, it is possible to achieve higher rates than those achieved by the primary link. Key words: Cooperative communications, cognitive networks, HARQ, multiple relay, repetition coding, parallel coding, Nakagami-m. | - |
Formato: dc.format | 45f. : il., color., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de comunicação sem fio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linhas de telecomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de computação - Protocolos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia elétrica | - |
Título: dc.title | Uso de cooperação em redes cognitivas baseadas em retransmissões HARQ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: