Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Jair, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Pelinson, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:39:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:39:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/37327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37327 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Jair Antonio de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 04/02/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Comunicação e sociedade | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A polidez exerce forte influência sobre a produção de enunciados e o comportamento polido representa uma condição inerente à comunicação, por isso não é possível descrever de maneira eficaz as trocas comunicativas sem considerar as estratégias de polidez linguística. Mesmo variante de cultura para cultura, entende-se que a polidez apresenta regras em sentido universal, devido ao conhecimento mútuo dos interlocutores sobre a face e a necessidade social de orientar-se a ela nas interações. Entendida como fruto da necessidade de manutenção da harmonia nas relações comunicativas, a polidez evita ou minimiza o conflito com o interlocutor. Assim, ao abordar um assunto polêmico ou interagir com pessoas que apresentam características que rompem com a percepção usual do que é uma pessoa no cotidiano, os falantes utilizam da polidez para manter o equilíbrio das relações sociais e projetar, preservar e confirmar imagens de si e do seu grupo, conforme o que é tido socialmente como correto. Neste estudo, objetiva-se: a) investigar e compreender as estratégias de polidez linguística utilizadas no discurso dos professores de um Colégio Estadual localizado em Curitiba (PR), a partir de suas visões e percepções com relação ao preconceito no ambiente escolar; b) verificar de que forma as estratégias de polidez aparecem nos enunciados durante a interação; e c) identificar as motivações da utilização da polidez no discurso dos professores. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva da Pragmática, no que diz respeito à polidez, a partir do modelo de Brown e Levinson (1987 [1978]), e de Kerbrat-Orecchioni (2004; 2006), e reflexões desenvolvidas pelos estudos de Bravo (2000), Rodriguez (2010) e Rajagopalan (2000). Articula-se tais conceitos à discussão acerca do preconceito, a partir de contribuições teóricas de autores como Crochík (1995; 2002) e Amaral (1998). Com relação às técnicas de investigação, optou-se pela realização de questionários diagnósticos, entrevista individual e do Grupo Focal, como principal método de geração de dados. A análise dos dados demonstra que as estratégias de polidez utilizadas pelos professores cumprem o propósito de projetar imagens positivas de si, a fim de cumprir com as expectativas de comportamento determinadas pelas normas de conduta do convívio social, sobretudo quando o indivíduo se apresenta no papel social de professor. Em outras palavras, a polidez é utilizada a partir das determinações e expectativas sociais impostas sobre o papel social desempenhado pelos indivíduos. Ora, o professor utiliza as estratégias de polidez como uma obrigação social, ora, como uma proteção da sua imagem e da imagem do grupo a que pertence. Palavras-chave: Polidez. Preconceito. Linguagem. Comunicação. Educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The politeness has Strong influence on the production of statements and thepolite behavior represents an inherent condition to communication, so it is not possible to describe effectively the communicative changes without considering the strategies of linguistic politeness. Even variant in each culture, it is understood that politeness presents rules in universal sense, due to mutual knowledge of interlocutors about the face and social necessity to be guided to it in the interactions. Understood as a result of necessity of harmony’s maintain in the communicative relations, politeness prevents or minimizes the conflict with the interlocutor. Thus, in addressing of a polemic subject or interact with people who presents characteristics that break with an usual perception of what a person is in everyday life, the speakers use the politeness to keep the balance of social relations and to project – preserve and confirm images from themselves and their group – as what is correct according to society.In this study, the objective is: a) investigate and understand the strategies of linguistic politeness used in teacher’s speech from a State High School localizated in Curitiba (PR) by their views and perceptions about prejudice in the school environment; b) verify how the politeness’ strategies appears in the statements of teachers; c) identify the motivations of the use of politeness in teacher’s speech. This research is based on the Pragmatic’s perspective with regard to the politeness from the model of Brown & Levinson (1987 [1978]) and Kerbrat- Orecchioni (2004;2006), reflections developed by studies of Bravo (2000), Rodriguez (2010) and Rajagopalan (2000). Those concepts are linked to the discussion about prejudice, from theoretical contribution of authors like Crochik (1995. 2002) and Amaral (1998).In relation of the investigation’s techniques, it has chosen to perform diagnostics questionnaires, personal interview and focus group as the main method of data generation. The data’s analysis shows that strategies of politeness used by teachers fulfill the purpose of designing positive images of themselves in order to fulfill with the expectation of behaviors determined by the conduct’s rules of social life, especially when they present themselves in teacher’s social role. In the other words, the politeness is used due to determination and social expectations imposed on the social role performed by individuals. Sometimes, the teacher uses the strategies of politeness as social obligation, other times, as a protection of their image and the image of the group, which they belong. Keywords: Politeness. Prejudice. Language. Communication. Education. | - |
Formato: dc.format | 178f. : il. grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atos de fala (Linguistica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e linguística | - |
Título: dc.title | A polidez na comunicação do preconceito no contexto educacional : um viés pragmático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: