O provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCruz, Julianna Laudicelli de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:43:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:43:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/37309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37309-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Frente às discussões sobre a autonomia da escola pública brasileira, que teve seu ápice na década de 1980 em decorrência do processo de redemocratização do país, faz-se necessário refletir a gestão escolar na perspectiva de sua democratização. Neste sentido, esta pesquisa problematiza as formas de provimento do diretor escolar nas escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96 indicam a gestão democrática no ensino público, porém cada sistema de ensino adota diferentes meios para sua efetivação, dentre eles, a forma como é escolhido o diretor escolar. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição teórica da gestão escolar no Brasil, a fim de identificar os modelos de provimento adotados nos diferentes sistemas de ensino e as possíveis implicações de cada modelo para a gestão escolar. Para tanto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico, e também um levantamento de caráter empírico que teve como fonte de análise os dados da Prova Brasil 2011, aplicado bienalmente pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Utilizando os dados referentes aos diretores de escola, bem como dos professores, foram realizadas também entrevistas com os responsáveis pelos sistemas de ensino e os diretores de escola nas diferentes regiões do Brasil, em cinco capitais pré-selecionadas conforme modalidade de provimento, a fim de identificar as potencialidades e fragilidades presentes em cada modelo distinto. Os dados apontam para um aumento significativo nos últimos anos de formas mais democráticas para a escolha do diretor escolar, e uma forte presença de avaliação prévia de competências técnicas que antecedem o momento de escolha pela competência política. Palavras-chave: Gestão escolar; Políticas Educacionais; Diretor Escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Frente às discussões sobre a autonomia da escola pública brasileira, que teve seu ápice na década de 1980 em decorrência do processo de redemocratização do país, faz-se necessário refletir a gestão escolar na perspectiva de sua democratização. Neste sentido, esta pesquisa problematiza as formas de provimento do diretor escolar nas escolas públicas brasileiras de Ensino Fundamental. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96 indicam a gestão democrática no ensino público, porém cada sistema de ensino adota diferentes meios para sua efetivação, dentre eles, a forma como é escolhido o diretor escolar. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição teórica da gestão escolar no Brasil, a fim de identificar os modelos de provimento adotados nos diferentes sistemas de ensino e as possíveis implicações de cada modelo para a gestão escolar. Para tanto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico, e também um levantamento de caráter empírico que teve como fonte de análise os dados da Prova Brasil 2011, aplicado bienalmente pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Utilizando os dados referentes aos diretores de escola, bem como dos professores, foram realizadas também entrevistas com os responsáveis pelos sistemas de ensino e os diretores de escola nas diferentes regiões do Brasil, em cinco capitais pré-selecionadas conforme modalidade de provimento, a fim de identificar as potencialidades e fragilidades presentes em cada modelo distinto. Os dados apontam para um aumento significativo nos últimos anos de formas mais democráticas para a escolha do diretor escolar, e uma forte presença de avaliação prévia de competências técnicas que antecedem o momento de escolha pela competência política. Palavras-chave: Gestão escolar; Políticas Educacionais; Diretor Escolar.-
Formato: dc.format125 f. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares-
Título: dc.titleO provimento do diretor nas escolas públicas brasileiras e suas implicações na gestão escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.