Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Vera Regina Beltrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marilice Trentini de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/3729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3729 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Vera Regina Beltrao Marques | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho analisa as estratégias de higienização da população, elaboradas pelos médicos-higienistas com ênfase no Paraná, especialmente em Curitiba, entre os anos 1920 e 1930. Para tanto examina o discurso médico de cunho higienista e eugenista, direcionado para a escola e a população em geral, propagado na época. As relações entre a educação e a saúde, bem como a higiene e a sexualidade são muito próximas e norteiam o discurso médico e assim estarão presentes ao longo do trabalho. Analisando os saberes e as práticas médicas revela como estiveram presentes na escola, nos livros e nos cursos para a formação dos professores, bem como na educação sexual dos alunos e na inspeção médica escolar. As fontes documentais foram apreciadas a luz das proposições de Michel Foucault, entre outros. Nos dispositivos e práticas que se voltaram para a conformação do corpo e da alma dos alunos, seus familiares e professores a uma certa racionalidade higiênica e eugênica, pode-se ler as marcas de um projeto de higienização da população, no intuito de aperfeiçoamento da raça brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work analyzes the hygienic strategies of the population elaborated by physicians with emphasis on Paraná state, specially in Curitiba, among the years 1920 and 1930. This work analyzes the medical discourse with hygienic and eugenic feature, directioned to the school and the general population, propagated in the epoch. The relations between the education and health, as soon as the hygiene and sexuality are very close and guide the medical discourse being present in this work. The medical knowledge and practices reveal how they were present in the school, in the books and in the professor grades, as soon as in pupils sexual education and in the medical inspection of the school. The document source are appreciated in agreement with Michel Foucault propositions among others. In the devices and practices that directed it selves for the body and soul of the pupils, their relatives and teachers to a relative hygienic and eugenic rationality, we are able to read the marks of a population hygienic project, with the intention of improvement of the Brazilian descent. | - |
Formato: dc.format | 122 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eugenia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Prescrições médicas sobre higiene e sexualidade e suas relações com a educação : 1920 - 1930 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: