Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rasia, Gesualda dos Santos, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Klabyr Wanderson Cristovão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:35:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:35:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/37279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37279 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/11/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa, busco verificar se a produção de resumos, nos ambientes escolares, tem se estabelecido como uma prática mecânica de resolução de atividades, como um gênero de texto em que os aspectos formais são privilegiados, ou como um gênero discursivo em que a situação real de comunicação é levada em consideração. Para delimitar fronteiras entre essas abordagens, filio-me teoricamente ao Círculo de Bakhtin, elegendo o dialogismo como a categoria central de onde todas as outras categorias emergirão. Ou seja, assumo o dialogismo, característica constitutiva da linguagem, como a junção, nem sempre harmônica, entre discursos para, em uma dada situação comunicativa, constituir outro discurso. Nessa "negociação" entre os discursos, os sujeitos se reconhecem entre si e se constituem como tal, deixando, na materialidade dos textos, marcas de sua existência. Logo, através da análise dos resumos-escolares, apresento como as marcas linguísticas constituem não só os sujeitos envolvidos no processo de produção dos resumos, mas, também, a própria situação comunicativa. Palavras-chave: Resumo-escolar. Dialogismo. Sujeito. Efeito de autoria. Gênero textual. Gênero discursivo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research, it is analyzed whether the production of summaries, in school environments, had been established as a mechanical practice of solving activities, as a textual genre in which formal aspects are privileged, or as a discourse genre in which the real-communication situation is taken into consideration. In order to delimit boundaries among these approaches, I am grounded theoretically on the Bakhtin Circle, and electing dialogism as the central category where all other categories will emerge. In other words, I deem the dialogism, a constitutive feature of the language, as the junction - not always harmonious - between discourses to create another discourse in a given communicative situation. In this "negotiation" of discourses, the subjects recognize each other and constitute themselves as real subjects, impressing marks of their existence in the materiality of the texts. Thus, by analyzing the school summaries, I demonstrate how the linguistic marks constitute not only those involved in the production process of summaries, but also the communicative situation itself. Key-words: Summaries. Dialogism. Subjects. Effect authoring. Textual genre. Discourse genre. | - |
Formato: dc.format | 165f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo (Análise literária) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resumos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistica | - |
Título: dc.title | Resumo-Escolar : entre a (in)definição e os limites da prática escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: