Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fatima Nunes, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara, Francisca Mary Magalhães de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:31:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:31:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/37272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37272 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Helena Nunes Silva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 15/12/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em um ambiente competitivo o conhecimento pode ser considerado uma vantagem competitiva, e definir o sucesso da organização. As Instituições de Ensino Superior Privado sobrevivem em um ambiente competitivo e complexo fortemente regulado pela legislação. Neste ambiente, a aprendizagem organizacional torna-se ferramenta indispensável para o sucesso. Objetiva identificar se os coordenadores das Instituições de Ensino Superior Privado da Região Metropolitana de Curitiba percebem a existência dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional em seu ambiente de trabalho. Pesquisa de caráter exploratório, descritivo e explicativo com base na literatura científica e no estudo estatístico de amostra aleatória simples realizada por meio de instrumento de coleta de dados online aplicado a 339 coordenadores de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam que 84,53% dos coordenadores optaram por responder "concordam plenamente" ou que "concordam" às questões utilizadas para detectar a percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem. Observa que os processos de criação de significado interpretação e seleção aparecem predominantemente nos resultados com percentuais de 72,62% e 64,62% respectivamente. Indica a existência de aumento na percepção dos fatores facilitadores da aprendizagem organizacional relacionada com o tempo de permanência no cargo de coordenador de curso superior. Conclui que os fatores facilitadores da aprendizagem organizacional são percebidos pelos coordenadores de curso superior das Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Metropolitana de Curitiba. Palavras chave: Criação de Significado. Aprendizagem Organizacional. Fatores Facilitadores de Aprendizagem Organizacional. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In a competitive environment, knowledge can be considered a competitive advantage, and define the organization's success. The Private Higher Education Institutions survive in a competitive and complex environment strongly regulated by law. In this environment, the organizational learning becomes indispensable tool for success. Seeks to identify if the coordinators of the Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region perceive the existence of the Organizational learning facilitator factors in the workplace. Considering the existence of these factors in its operating routines and the perception of the sense making processes arising from these factors. Social Research with an exploratory, descriptive and explanatory character. Supported by the scientific literature and statistical study of a random sample performed using online data collection instrument applied to 339 coordinators of Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region. Findings: The results show that 84.53% of the coordinators chose to answer, "Strongly agree" or "agree" to the questions used to detect the perception of the Organizational learning facilitator factors. It is observed that the processes of creating meaning interpretation and selection appear predominantly in the results with percentages of 72.62% and 64.62% respectively. We conclude that the perception of Organizational learning facilitator factors between the courses coordinators of Private Higher Education Institutions of the Curitiba metropolitan region. Key words: sense making. Organizational learning. Organizational learning facilitator factors. | - |
Formato: dc.format | 141f. : il. (algumas color.), tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Título: dc.title | Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional para a criação de significado em Instituições de Ensino Superior privadas de Curitiba e Região Metropolitana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: