Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCifuentes Vasquez, José Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alessandra Hendi dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37264-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 25/08/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa tem como proposta compor um solo investigação e reflexão sobre o papel da visualização, no intuito de tornar visíveis aspectos do conhecimento matemático. A metodologia adotada é de natureza teórica, para isto, buscamos na literatura pesquisas que contribuam para a reflexão sobre as relações entre visualização, pensamento matemático e conhecimento matemático. Com o objetivo de investigar o modo como a visualização colabora para a compreensão e possível construção dos conceitos matemáticos, adotamos como questão norteadora desse trabalho: Como a visualização exerce um papel de atribuição da concretude na elaboração e aquisição do conhecimento matemático? Portanto, abordaremos temas que direta ou indiretamente se relacionam com o que pretendemos desvelar sobre a visualização, como por exemplo: geometria, raciocínio visual, pensamento visual, intuição, abstração, percepção entre outros. Palavras-chave: Educação Matemática, Visualização, Geometria, Pensamento Matemático, Pensamento Visual, Intuição, Analogia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has as its proposal to compose an investigation and reflex over the visualization matter, to the object of making the mathematics knowledge aspect visible. The adopted methodology is of theoretic nature, to such, we surveyed the research literature that contributed to this reflection over the relations of visualization, math thinking and math knowledge. Under the purpose of investigate the way the visualization contributes to the comprehension and the possible construction of the mathematics concepts, we adopted as a north: How can visualization play an attribution purpose to the concrete elaboration and acquisition of mathematic knowledge? Therefore, we offer subjects that directly and indirectly relate with what we intend to reveal over the visualization, as an example: geometry, visual thinking, visual thought, intuition, abstraction, perception among others. Key words: Mathematic Education, Visualization, Geometry, Mathematic Thinking, Visual Thinking, Intuition, Analoly.-
Formato: dc.format98f. : il., (algumas color.), grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleUm estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.