A historicidade da matemática : subsídios para a (re)construção de um conceito e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorCifuentes, Jose Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorChyczy, Luciane de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:37:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:37:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37256-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 29/08/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente projeto visa refletir sobre o ensino de matemática tomando a historicidade da matemática como um capítulo da própria matemática no processo de ensino e aprendizagem dematemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste caso busca-se ainda analisar e compreender a História da Matemática, não apenas como uma cronologia, mas com ênfase nas descobertas e mudanças de mentalidade no século XIX possibilitando a construção dos "sentidos" dos conceitos matemáticos como ferramenta de ensino de matemática na escola elementar. O fato de que para muitos educadores, o objetivo do ensino da matemática seja preparar o estudante para lidar com atividades práticas que envolvam aspectos quantitativos, desconsiderando seu processo histórico de desenvolvimento, pode levar o ensino e aprendizagem de matemática a métodos exaustivos de mera reprodução com total ausência de "sentido". Aprender matemática consiste em realizar atividades e estudos que permitam a descoberta de relações (matemáticas) em situações surgidas da realidade em que se está inserido, nas quais se possam vivenciar por meios próprios o processo de produção do conhecimento matemático (comparar, procurar regularidades, conjeturar, intuir, representar, estimar, simular, matematizar, modelar, propor e resolver problemas), o que poderia tornar-se os passos iniciais para a construção de significados que estão inseridos na História da Matemática. Nesse processo busca-se compreender mais da "historicidade" que se estabeleceu ao longo dos séculos, ou seja, entender as construções dos conceitos através de sua evolução histórica. Aprendizagem, Criança, Educação Matemática, Historicidade e História-
Formato: dc.format72f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleA historicidade da matemática : subsídios para a (re)construção de um conceito e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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