Desempenho e habilidade dos alunos da 5ª série do ensino fundamental de Curitiba/PR : prova Brasil 2011

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Flávio de Oliveira, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorPaula, Rodrigo Ribeiro de, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37120-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Flávio de Oliveira Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Utilizamos dados da Prova Brasil 2011 para estudar as competências e habilidades dos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental de Curitiba em Língua Portuguesa e Matemática. Verificamos que as escolas de Curitiba/PR apresentaram resultados superiores à média nacional e o percentual de acertos em quase todos os descritores foi acima de 50% ou seja, em todas as habilidades avaliadas mais da metade dos alunos demonstraram que possuem as competências exigidas. Apesar do percentual de acerto dos alunos de Curitiba serem superiores ao nacional percebemos que na maioria das habilidades avaliadas apenas um pouco mais da metade dos alunos avaliados possuem as competências exigidas. Isso significa que o número de alunos que ainda não dominam as habilidades esperadas para a série em que estão é muito elevado. A situação piora quando analisamos as habilidades a nível de Brasil. Os resultados apresentados podem sinalizar meios para melhorar a pratica pedagógica que vem sendo adotada pelas escolas e exercidas em sala pelos professores afim de melhor e desenvolver as competências dos alunos, porém, as medidas corretivas adotadas, devem ter uma finalidade formativa e não apenas preparar os alunos para se saírem bens em testes futuros-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Using data from school exams in Brazil from 2011 to study the competences and skill of 5th year students in basic education in Curitiba for Portuguese and mathematic. We verified that the schools of Curitiba/PR show results over the national average and the percentage of correct answers in almost all descriptors was above 50%. That is, in all skills evaluated more than half the students demonstrate that they have the competences required, although the percentage of correct answers of students from Curitiba are above the national average. We noted that most of the skills assessed that a little more than 50% of evaluated students possess the required competences. This means that the number of students who do not yet have the skills for this series are dominated by those whose skills are very high. The situation gets worse when we analyse the skills level of Brazil. The results presented may signal a need to improve the educational practice that has been adopted by schools and are conducted by teachers in the classroom in order to improve and develop the competences of students, however, the corrective measures taken, should have a formative purpose and not just to prepare students to do well in exams-
Formato: dc.format53 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Avaliação-
Título: dc.titleDesempenho e habilidade dos alunos da 5ª série do ensino fundamental de Curitiba/PR : prova Brasil 2011-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.