Avaliação e aproveitamento da água proveniente da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis em motores de combustão interna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPonte, Maria Jose Jeronimo de Santana-
Autor(es): dc.contributorStanescu, George-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE-
Autor(es): dc.creatorRosa, Danniella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/37093-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37093-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Maria José Jerônimo de Santana Ponte-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. George Stanescu-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE. Defesa: Curitiba, 29/05/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Engenharia e ciência de materiais-
Descrição: dc.descriptionResumo: Atualmente o reaproveitamento de qualquer resíduo, tornando-o menos poluente, já é um grande avanço para o meio ambiente. Esse é o caso da umidade produzida nas combustões em geral. A grande produção diária de emissão veicular é uma preocupação que tem gerado muitos estudos voltados para as consequências dos gases nocivos tanto na atmosfera quanto no ser humano. No entanto, junto com as emissões veiculares nocivas à saúde a ao meio ambiente, existe um produto pouco estudado e extremamente importante, o H2O. Para que fosse comprovado este fato foi criado um experimento baseado no resfriamento da emissão veicular de forma que a água contida nela pudesse condensar e ser medida. Inicialmente foi pensado em um trocador de calor (resfriador) acoplado em um automóvel, mas nesse caso haveria dificuldade em medir o quanto de combustível foi realmente queimado. Por conta dessa dificuldade foi criado um sistema de controle com entrada e saída predeterminadas para um gerador à gasolina com fácil manuseio no abastecimento. Esse gerador era de 4 tempos, ciclo Otto, para reproduzir o mesmo processo de queima dos automóveis. Junto ao escapamento foi criado um sistema de arrefecimento para o esfriamento do gás de emissão o suficiente para atingir o ponto de condensação do H2O em estado de vapor. Para controlar a temperatura o experimento foi submetido a monitoramento termográfico, apontando a temperatura em cada ponto do trocador de calor. Com este experimento garantiu-se que a água formada na emissão se tornasse líquida. Avaliações teóricas e análises químicas comprovaram isto. O aproveitamento desta água será proposto em um sistema de cogeração de energia e alimentação por gás carbônico e água, em uma estufa. Concluiu-se então que a produção de água é efetiva e pode ser reaproveitada de forma eficiente auxiliando o ser humano e o meio ambiente. Palavras-chave: produção de água, geração de vapor, emissão veicular, termografia, gases de combustão.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Currently, recycling of any waste, making it less pollutant is already a challenger for the environment. This is the case of moisture produced on combustion in general. The large daily output of vehicular emission is a concern that has generated many studies on the impact of harmful gases into air and in humans. However, along with the harmful vehicle emissions on health and environment, there are few studies about this extremely important product, H2O. Therefore, an experiment based on cooling of vehicular emission was proposed so that its water contained could condense and be measured. Initially it was thought of a heat exchanger (cooler) coupled in an automobile, but in this case it could be difficult to measure how much fuel is actually burned. Because of this difficulty, a controlled system with input and output pre-determined parameters was created for a gasoline engine with easy handling in supply. Next to the exhaust, it was positioned a cooling system for cooling the emission gas enough to reach the point of H2O condensation from the vapor state. To control the temperature, the experiment was subjected to thermographic monitoring, indicating the temperature at each point of the heat exchanger. With this experiment it was assured that the water formed in the emission became liquid. A water-like liquid was obtained. Theoretical reviews and chemical analysis confirmed this. The use of this water will be proposed in a cogeneration system and power supply by carbon dioxide and water in a greenhouse. It was concluded that the production of water is effective and could be reused efficiently assisting humans and the environment. Keywords: water production, steam generation, vehicular emission, thermography, combustion gases.-
Formato: dc.format107f. : il. algumas color., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharias-
Título: dc.titleAvaliação e aproveitamento da água proveniente da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis em motores de combustão interna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.