
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fogaça, Francisco Carlos, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Deosti, Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/37051 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37051 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaça | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 23/09/2014 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de reflexões teóricas e atividades práticas de uma pesquisa realizada sobre a égide da Linguística Aplicada, cujo escopo permitiu desenvolver articulações teórico-práticas entre duas perspectivas educacionais, o Letramento Crítico (JORDÃO, 2006, 2007, 2010; SOUZA, 2011) e a Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2006, 2009; MILLER, 2011). Nesse sentido, procurei: a) refletir sobre a relação entre as duas perspectivas educacionais, o Letramento Crítico e a Prática Exploratória, fundamentando-as na filosofia pós-moderna de Michel Foucault (1926-1984); b) desenvolver uma pesquisa de campo por meio da elaboração e condução de aulas de língua portuguesa para o ensino Fundamental, orientando-se por essas abordagens. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio na periferia da cidade de Curitiba, Paraná. As atividades pedagógico-investigativas desenvolvidas tiveram como norte a valorização dos discursos dos estudantes e a busca pela co-construção do conhecimento.Assim, orientada por essas duas propostas tive o objetivo geral de perceber o modo como as práticas do Letramento Crítico e os princípios da Prática Exploratória funcionaram no contexto da escola regular pública. Em especial, ponderei sobre o modo como as atividades pedagógico-investigativas pensadas sobre o escopo dessas duas abordagens se desenvolveram e como se deu a participação dos alunos da disciplina na realização das atividades desenvolvidas e na busca pelo entendimento de questões problematizadas em sala de aula. Como resultados desta pesquisa, destaco a elaboração de categorias de modos de participação dos alunos no ambiente de sala de aula e o modo como as abordagens educacionais se aproximaram no desenvolvimento de atividades pedagógico-investigativas de ensino. Palavras-chave: Ensino de Língua. Filosofia pós-moderna. Foucault. Letramento Crítico. Prática Exploratória. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation presents the results of theoretical reflections and practical activities of an Applied Linguistics research. Two different theoretical perspectives were articulated: Critical Literacy (JORDÃO, 2006, 2007, 2010; SOUZA, 2011) and Exploratory Practice (ALLWRIGHT, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2006, 2009; MILLER, 2010, 2011). This way, I?ve attempted to: a) reflect upon the relationship between Critical Literacy and Exploratory Practice, taking into account the post-modern philosophy of Michel Foucault (1926-1984); b) develop a classroom research through the elaboration and implementation of Portuguese language activities in a basic education school (ensino fundamental), based on Critical Literacy and Exploratory Practice. The research was conducted in a public school in a suburban area of Curitiba, Paraná. The pedagogical research activities were aimed at valuing the students? discourses and co-constructing knowledge (students and teacher together). The main research goal was to perceive how Critical Literacy practices and the Exploratory Practice principles could work together in the context of a public school. The specific goals were to investigate: a) how the classroom activities (informed by the two theoretical frames) were developed; a) how students participated in the activities and in the search for understanding the issues which were problematized in the classroom; c) how the two educational approaches (Critical Literacy and Exploratory Practice) interacted in the development of pedagogical research activities. As the results of this research, I highlight the elaboration of students? class participation categories and the possibilities of the articulation of the two educational approaches in the development of pedagogical research activities. Key-words: Teaching language. Post-modern philosophy. Foucault. Critical Literacy. Exploratory Practice. | - |
| Formato: dc.format | 151f : il. tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Focault, Michel, 1926-1984 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistica aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Título: dc.title | Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: