Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valente, Tamara da Silveira, 1953- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Cotarelli, Caroline Messas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/37001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/37001 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, baseada em pressupostos teóricos vindos da articulação psicanálise e educação, seguiu um enfoque qualitativo e teve como objetivo geral buscar conhecer as percepções e reflexões que pais de alunos com TGD - autismo e psicose – têm ou fazem sobre a inclusão escolar de seus filhos. Os objetivos específicos constituíram-se em: a. realizar estudos bibliográficos sobre família, de modo amplo, b. realizar estudos específicos sobre os construtos da teoria psicanalítica acerca das funções materna e paterna, notadamente por tais funções estarem relacionadas à estruturação psíquica do ser humano, entre elas o autismo e a psicose infantil e, c. buscar conhecer a percepção que pais de alunos autistas e psicóticos têm do diagnóstico e do processo de inclusão escolar e da correspondente escolarização de seu filho. A metodologia adotou o procedimento de entrevista e contou com um roteiro semiestruturado como instrumento para a coleta dos dados. Foram entrevistados dezesseis pais ou responsáveis por tais alunos em escolas das redes municipais de Curitiba e de uma cidade da região metropolitana, e, a partir dos dados coletados, foram elaboradas as seguintes categorias e respectivas subcategorias: Não Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Saber Especializado: o tecnocientificismo - o tecnocientificismo e a escola, o tecnocientificismo e a família; Os pais, as leis de inclusão e a ausência do Estado e O saber dos pais: um saber que não se sabe saber. Feitas as análises, concluiu-se que os pais percebem impasses na inclusão escolar dos alunos autistas e psicóticos, embora alguns deles reconheçam que há encontros frutíferos entre os alunos e seus professores, possibilitando a inclusão, principalmente quando são respeitadas as particularidades dos alunos e quando é criado um vínculo de confiança entre professor e aluno. Os dados também mostraram que os pais se implicam com a escolarização de seus filhos, mas não encontram nos serviços ofertados pelo Estado o suporte necessário para a inclusão escolar de seus filhos. Palavras-chave: Inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos; articulação psicanálise e educação; pais de crianças autistas e psicóticas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, based on the theoretical frame constituted by the articulation psychoanalysis and education, followed a qualitative approach and the general objective was to know the perceptions and reflections parents of students with Global Developmental Disorder - autism and psychosis, have or make concerning their children school inclusion. The specific objectives were: a. to perform a general bibliographic study about family, to carry out specific studies on the conceits of maternal e paternal functions as proposed by psychoanalysis - mainly because such functions are related to psychic structure of the human being, including autism and psychosis – and, c. to get to know what the parents think of their children diagnostics of autism and psychosis, as well as the process of school inclusion and corresponding school education for their children. In the methodology it was adopted the procedure of interviewing the parents based on a semi structured script. The interviews occurred with sixteen parents in schools of Curitiba and of a city in the metropolitan region. From the collected data emerged the following categories and subcategories: 1. Non Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 2. Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 3. Specialized knowledge: the tecnocientificismo - the tecnocientificismo and the school, the tecnocientificismo and the family; 4. The parents, the laws of school inclusion and the absence of the State; 5. The parents knowledge: a knowledge that is not known by them. After the analysis, the conclusions are that parents perceive some impasses on school inclusion of autistic and psychotic students, although some of them recognize that there are fruitful encounters between students and their teachers, enabling the inclusion, especially when the particularities of the students are respected and when it is created a bond of trust between teacher and student. The data also showed that parents are implicitly involved with their children's school inclusion, but do not find in the services offered by the State the necessary support for the school inclusion of their children. Keywords: school inclusion of autistic and psychotic students; theoretical articulation psychoanalysis and education; parents of autistic and psychotic children. | - |
Formato: dc.format | 131 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicoses infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e educação | - |
Título: dc.title | A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: