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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Herold Junior, Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Schiavo, Igor Emanuel de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36999 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Pro. Dr. Carlos Herold Júnior | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/09/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A temática desta dissertação surgiu da continuidade dos estudos acerca do Coletivo Clandestino, tendo como objetivo refletir sobre a Arte na formação humana. Para isso, toma-se campo empírico, relacionando o trabalho do Coletivo Clandestino, com algumas formas de teatro dialético surgidas no século XX. O foco é o método de trabalho exercido pelos artistas, com características fundamentadas em sua pesquisa envolvendo emancipação humana e, portanto, integradas às demandas da linha de pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação. Não se efetiva uma proposta educacional no campo formal nas atividades do grupo, mas, diversas formas de produção de conhecimento são desenvolvidas ao longo de seus processos criativos. Esta maneira de trabalhar busca realizar uma prática artística por meio da qual o ator e o público são considerados sujeitos ativos, que adquirem autoconhecimento durante o processo criativo e na interação entre si. A concepção que fundamenta a perspectiva da Arte como formação humana, abraçada pelo Coletivo Clandestino e expressa na relação pratico-teórica de sua produção teatral, é analisada segundo categorias destacadas do materialismo histórico-dialético. É possível concluir que o grupo realiza uma atividade artística que, se propõe a colaborar na reconstrução do conceito de transformação social, desacreditado na pós-modernidade. Consciente das limitações da arte busca-se retomar conceitos de crítica ao modo de produção capitalista na arte. Esta avança no sentido de estimular uma prática vinculada a uma formação humana com vistas à construção de um novo modelo societário. Palavras chave: Práticas teatrais. Teatro dialético. Emancipação humana | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The theme of this thesis arose from continuing studies on the Coletivo Clandestino, aiming to reflect on the Arts in human development. For this, take up the empirical field, linking the work of the Coletivo Clandestino, with some forms of dialectical theater emerged in the twentieth century. The focus is the method of work done by the artists, with well-grounded in his research involving human emancipation characteristics and thus integrated the demands of the Work Research, Technology and Education Online. Not effective an educational proposal in formal field in group activities, but various forms of knowledge production are developed along their creative processes. This way of working seeks to realize an artistic practice through which the actor and the audience are considered active subjects, they acquire self-knowledge during the creative process and the interaction between them. The conception underlying the perspective of art as human, embraced by Coletivo Clandestino and expressed in practical - theoretical relation of his theatrical production, is analyzed according to categories outlined the historical and dialectical materialism . It is possible to conclude that the group performs an artistic activity that aims to assist in the reconstruction of the concept of social transformation, discredited in postmodernity. Aware of the limitations of the art concepts we seek to resume critical of the capitalist mode of production in art. This progress to stimulate a linked to a human formation in order to construct a new model of society. Keywords: Theatrical Practice. Dialectical theater. Human emancipation. | - |
Formato: dc.format | 185 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro e sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistas e teatro | - |
Título: dc.title | O papel do teatro na formação humana : reflexões sobre o método de trabalho do "Coletivo Clandestino" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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