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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Elder Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:31:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:31:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/36922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36922 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 21/02/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Fundamentos teóricos/musicologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção de emoções em músicas do repertório brasileiro. Duas hipóteses foram testadas: a) o ambiente musical no qual o indivíduo está inserido exerce um papel importante no processo de comunicação emocional em música? b) músicos e não-músicos percebem as emoções de maneira semelhante em música brasileira, já que são igualmente expostos à sua cultura de origem? Os experimentos contaram com a participação de 20 estudantes de um curso de graduação em música para compor o grupo de músicos, assim como 23 estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação ou membros da comunidade externa que declararam não possuir conhecimentos musicais, compondo assim o grupo de não-músicos. Todos os participantes foram submetidos a um teste de apreciação e julgamento da percepção das emoções Alegria, Raiva, Tristeza e Serenidade em uma escala de 0 a 10, em que 0 significou que a emoção não foi percebida e 10 significou que a emoção foi muito percebida. Foram utilizados 64 trechos musicais de 20 segundos, distribuídos entre os repertórios de música de concerto europeia, música de concerto brasileira, música popular brasileira e música de tradição oral/regional brasileira. O design experimental utilizado para cada categoria emocional foi 2 grupos (músicos x não-músicos) x 4 repertórios x 4 escalas emocionais (Alegria, Raiva, Serenidade e Tristeza). O teste ANOVA foi utilizado para avaliar possíveis diferenças entre os grupos, bem como a diferenciação da emoçãoalvo das demais emoções e do julgamento destas emoções-alvo no âmbito dos 4 repertórios. De um modo geral, ambos os grupos apresentaram respostas emocionais semelhantes em seus julgamentos. Além disso, constatou-se que o julgamento das emoções-alvo não sofreu interferência dos repertórios investigados. A emoção Alegria foi bastante diferenciada das demais emoções. Entretanto, Raiva, Tristeza e Serenidade apresentaram julgamentos menos diferenciados. Os resultados encontrados parecem confirmar as hipóteses deste trabalho acerca do papel do ambiente musical e da semelhança entre os julgamentos da percepção das emoções comunicadas em música, tanto em músicos quanto em não-músicos. Foi possível concluir que o Expanded Lens Model tem um papel importante a cumprir no entendimento dos processos psicológicos envolvidos na comunicação emocional em música, muito embora seja necessária uma compreensão mais abrangente sobre os demais elementos que estão presentes nestes processos, sobretudo aqueles ligados ao papel do ambiente no qual o ouvinte está inserido. Palavras-chave: Expanded Lens Model; música e emoção; música brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to investigate the perception of emotions in the Brazilian music repertoire. Two hypotheses were tested: a) Do musical environment in which the individual is inserted display an important role in the process of emotional communication in music? b) Do musicians and non-musicians evaluate emotions similarly in Brazilian music, since they are equally exposed to their culture of origin? Experiments involved the participation of 20 undergraduated students from a course of Music to compose the group of musicians, as well as 23 students from other undergraduate and graduate courses or external community members who declared not to have musical knowledge, thus, making the group of nonmusicians. All participants were submitted to a test for assessing and judging the perception of Happiness, Anger, Sadness and Serenity on a scale of 0 to 10, where 0 represented the emotion was not perceived and 10 that emotion was highly perceived. 64 musical excerpts of 20 seconds were employed and distributed among the repertoires concerning European classical music, Brazilian classical music, Brazilian popular music and Brazilian traditional music. The experimental design used for each emotion was 2 groups (musicians and non-musicians) x 4 repertoires x 4 emotional scales (Happiness, Anger, Sadness and Serenity). The ANOVA test was used to evaluate possible differences between groups as well as the differentiation of the target emotion from other emotions and judgment of these target emotions under 4 repertoires. In general, both groups showed similar responses in their judgments. Moreover, we found that judgment of target emotions was not influenced by the repertoires investigated. Judgments of Happiness were very different in comparison to other emotions. However, Anger, Sadness and Serenity obtained less differentiated judgments. Results seem to confirm the hypothesis of this study about the role of musical environment and the similarity between the judgments of the perception of emotions communicated in music, both in musicians and nonmusicians. It was possible to conclude that Expanded Lens Model has an important role to understand psychological processes involved in emotional communication in music, but we need a more comprehensive understanding of the other elements that are present in these processes, especially those related to the environment in which the listener is inserted. Keywords: Expanded Lens Model; music and emotion; Brazilian music. | - |
Formato: dc.format | 107f. : il., tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | Percepção de emoções em músicas brasileira : um estudo sob a perspectiva do Expanded Lens Model | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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