Detecção e remediação de erros através de múltiplas representações externas e da teoria da reparação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimentel, Andrey Ricardo, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorSilva, Derik Evangelista Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:24:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:24:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36889-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr.Andrey Ricardo Pimentel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 29/08/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo:Neste trabalho, são apresentados aspectos que ilustram a necessidade da utilização de múltiplas representações externas em um tutor inteligente para a remediação de erros cometidos pelo aprendiz. Nesta pesquisa é apresentado um tutor desenvolvido com base na Teoria da Reparação. Não foi encontrado nenhum trabalho na literatura científica que mesclasse a Teoria da Reparação com as Múltiplas Representações Externas para fins de remediação de erro. Foi realizado um estudo sobre conceitos e definições importantes na área de sistemas tutores inteligentes, teorias de aprendizado, múltiplas representações externas e classificações de erros matemáticos. Com base neste estudo, desenvolveu-se um tutor inteligente para ensino da operação de subtração, detalhando a sua arquitetura e funcionamento. Ao final, são apresentadas as perspectivas de trabalhos futuros. Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Teoria da Reparação, remediação de erros, Múltiplas Representações Externas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This document describes several aspects that illustrate the need to use multiple external representations in a intelligent tutoring system in order to remediate the student's errors. The main purpose of this research is present a tutor constructed over the repair theory. No work have been found in the scientic literature that put together the repair theory and multiple external representations, aiming the error remediation. A study of important concepts and denitions in the eld of intelligent tutoring systems, learning theories, multiple external representations and classications of mathematical errors was conducted. Based on this study, an intelligent tutor was developed for teaching of the subtraction, detailing its architecture and operation. Finally, we present future works perspectives. Keywords: Learning objects, Repair Theory, error remediation, Multiple External Representations-
Formato: dc.format68f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleDetecção e remediação de erros através de múltiplas representações externas e da teoria da reparação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.