Motivationsschreiben im Deustschem : empirische analyse und didaktische implikationen für den DaF-Unterricht

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorocho, Simone-
Autor(es): dc.contributorBohunovsky, Ruth, 1972--
Autor(es): dc.contributorReinecke, Katja-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorSchwantuschke, Franziska-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/36869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36869-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Simone Amorocho-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Katja Reinecke-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 30/09/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o gênero textual "Motivationsschreiben". Depois de uma introdução teórica analisam-se as seguintes dimensões: o contexto comunicativo, a estrutura temática, a função de texto e a estrutura linguística, a partir de um corpus de 30 "Motivationsschreiben". Com base nos resultados ainda são discutidas implicações para as aulas de alemão como língua estrangeira. Palavras-chaves: Aplicação; Função de texto; Contexto comunicativo; estrutura temática; estrutura linguística-
Descrição: dc.descriptionZusammenfassung: Ziel der vorliegenden Masterarbeit ist eine textlinguistische Betrachtung der Textsorte Motivationsschreiben. Dazu werden neben einer theoretischen Einführung die Analysedimensionen Kommunikationskontext, thematische Struktur, Textfunktion und sprachliche Struktur anhand eines Korpus‘ bestehend aus 30 Motivationsschreiben untersucht. Abschließend werden ausgehend von den Ergebnissen sprachdidaktische Implikationen für den DaF-Unterricht formuliert.Stichwörter: Bewerbung; Textfunktion; Kommunikationskontext; thematische Struktur, sprachliche Struktur-
Formato: dc.format100f. : il., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistica-
Palavras-chave: dc.subjectContexto (Linguistica)-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Escrita-
Título: dc.titleMotivationsschreiben im Deustschem : empirische analyse und didaktische implikationen für den DaF-Unterricht-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.