Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Silochi, Josiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36806 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36806 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 15/08/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta investigação tem como objetivo compreender como pesquisadores têm efetuado aproximações entre Literatura e o Ensino de Ciências, por meio da utilização de textos literários em situações de ensino e aprendizagem de Ciências e Química. Adotando a metodologia da pesquisa qualitativa-bibliográfica foram investigados dezesseis artigos que trabalham a interface Literatura-Ensino de Ciências, publicados no período de 2000 a 2012 em revistas das áreas de Educação e Ensino, bem como nos eventos ENPEC e o ENEQ. Posteriormente foram categorizados de acordo com o referencial teórico da Análise Textual Discursiva, com o intuito de verificar os motivos de se utilizar textos literários no Ensino de Ciências. De modo geral, a análise dos resultados aponta que existe uma preferência dos autores pela utilização de textos literários para a promoção da aprendizagem de conteúdos científicos nas três esferas de Ensino – Fundamental, Médio e Superior | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this investigation is to understand how researchers have been doing approaches between Literature and the Teaching of Science, through the use of literary texts in situations of teaching and learning of Science and Chemistry. Adopting the methodology of qualitative-bibliographic, sixteen items that work with Literature-Science Teaching interface, which were published in the period from 2000 to 2012 in journals of Education and Teaching, as well as in the events of ENPEC and ENEQ, were investigated. Later they were categorized according to the theoretical framework of Discourse Textual Analysis, in order to verify the reasons for using literary texts in Science Teaching. Overall, the analysis of the results indicates that there is a preference of the authors for the use of literary texts for the promotion of learning science content in the three spheres of Education - Elementary, Middle and Upper | - |
Formato: dc.format | 94 f. + anexos : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e ciencia | - |
Título: dc.title | Aproximações entre literatura e ciência : um estudo sobre os motivos para utilizar textos literários no ensino de ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: