Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kasper, Katia Maria, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Murillo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36795 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36795 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Kátia Maria Kasper | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 29/08/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação aborda a formação e modos ativos de produzi-la. Formação entendida como um processo amplo de constituição das subjetividades, atravessando e extrapolando os espaços e tempos escolares. Formação como um processo vital de construção de si, no embate com as forças do social. Entendendo a formação desse modo, esta pesquisa se propõe a criar e investigar um processo experimental de formação. Para isso, produz uma situação investigativa, com alunos do ensino médio - de uma escola pública situada na cidade de Curitiba -, convidados a se tornarem atores, roteiristas e diretores, na produção de um vídeo sobre conteúdos programáticos do ensino de Ciências. Inspira-se na noção de experiência de Jorge Larrosa e sua contribuição para se pensar a formação como um processo experimental, como um devir plural e criativo, no qual a criação tem um papel relevante. O vídeo, mais do que um mero recurso didático para motivar alunos, é tratado aqui como disparador de um processo experimental de formação, de pesquisa e criação, abrindo outras possibilidades educativas. Paralelamente ao vídeo, seu making of ganha especial destaque, tornando-se objeto de análise. Todo o processo de aprendizagem e produção é tematizado e analisado, inclusive através do depoimento posterior dos envolvidos, buscando acompanhar como são afetados pelo processo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research addresses the formation and active modes of producing it. Training understood as a broad process of constitution of subjectivities, and extrapolating across spaces and school times. Training as a vital process of building itself in the clash with the forces of social. Understanding the formation thereby, this research aims to investigate and create an experimental training process. To do so, produces an investigative situation, with high school students - a public school located in the city of Curitiba - invited to become actors, writers and directors, in producing a video about the syllabus of science teaching. It draws on the notion of experience Jorge Larrosa and its contribution to thinking about training as an experimental process, as a becoming plural and creative, in which the creation has a relevant role. The video, more than just a teaching tool to motivate students, is treated here as a trigger of an experimental process of training, research and creation, opening up new educational possibilities. Alongside the video, its making of special mention wins, becoming the object of analysis. The whole process of learning and production is discussed and analyzed, including by subsequent testimony of those involved, aiming to follow as they are affected by the process. | - |
Formato: dc.format | 121f. : il., color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Secundário) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravações de video - Produção e direção | - |
Título: dc.title | Processos experimentais de formação : entre educação, ciências e vídeos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: