Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Érica Alves González | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Mazzini, Fabricio Strufaldi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36630 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Érica Alves González Vidal | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Oceanografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os polvos são considerados os invertebrados mais ativos e especializados, apresentando um sistema nervoso altamente desenvolvido, visão apurada e capacidade de aprendizado. O alto valor comercial destes animais fez com que se tornassem alvos de muitos estudos. Dentre as mais de 200 espécies, destacam-se Argonauta nodosa (Lightfoot, 1786), de hábito pelágico em águas oceânicas, e o polvo comum Octopus vulgaris (Cuvier, 1797), que é bentônico de regiões costeiras. Ambos apresentam paralarvas planctônicas, as quais possuem inúmeras estruturas ciliadas sobre a superfície do corpo chamadas de órgãos de Kölliker. A função destas estruturas microscópicas ainda é totalmente desconhecida, porém existem hipóteses que relacionam os órgãos de Kölliker à eclosão das paralarvas, locomoção no plâncton, flutuabilidade, e até disfarce contra predadores, através da reflexão da luz. Com o intuito de gerar informações e ampliar o conhecimento referente a estas estruturas, foi realizada uma comparação descritiva dos órgãos de Kölliker entre paralarvas de A. nodosa e O. vulgaris, através das técnicas de histologia e microscopia eletrônica de varredura. Foram observadas algumas diferenças nos órgãos de Kölliker tanto ao longo do desenvolvimento dentro de uma mesma espécie, quanto entre as duas espécies. Nos dois casos houve uma diminuição do diâmetro dos órgãos ao longo da ontogenia, e A. nodosa apresentou diâmetros dos tufos significativamente menores que O. vulgaris. Esta diferença interespecífica pode ser reflexo dos diferentes ambientes ocupados pelas espécies, nas quais os órgãos de Kölliker poderiam atuar distintamente. Além disso, a enorme abundância destas estruturas sobre o corpo das paralarvas fornece indícios de que desempenham um papel vital, e este, quando descoberto, possibilitará um melhor entendimento da ecologia e biologia destes animais, fatores fundamentais para o manejo e gerenciamento dos polvos no meio ambiente, além do desenvolvimento de tecnologias que permitam seu cultivo. Palavras-chave: Paralarvas, órgãos de Kölliker, morfologia. | - |
Formato: dc.format | 28 f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Octopoda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polvo | - |
Título: dc.title | Comparação morfológica dos orgãos de Kölliker em paralarvas de Octopus vulgaris e Argonauta nodosa (Cephalopoda: Incirrata). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: