Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica

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Autor(es): dc.contributorArco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957--
Autor(es): dc.contributorBaibich, Tânia Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ana Maria Irribarem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/36607-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36607-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadora: Tânia Maria Baibich-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho analisa uma metodologia para educação do pensamento utilizada na educação de portadores de altas habilidades em termos de sua possível contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral e intelectual de seus participantes. Analisa o papel da inteligência e da criatividade na conceituação de superdotação e talentos. Identifica o portador de altas habilidades com base na conceituação fornecida pela Secretaria de Educação Especial e seus documentos oficiais. Caracteriza o programa de enriquecimento como tipo de programa mais utilizado para o atendimento das necessidades especiais em área de superdotação e talentos. Seleciona a teoria piagetiana para explicar e conceituar a autonomia moral e intelectual na escola. Distingue os diferentes estágios na construção da moral nas crianças. Identifica as características que favorecem a autonomia entre os alunos, assim como aquelas que não a beneficiam. Interpreta o papel dos limites na educação para autonomia. Descreve o programa de desenvolvimento de potencialidades utilizado como enriquecimento voltado para a área de altas habilidades. Identifica suas etapas, assim como explica a forma como são selecionados os alunos participantes. Utiliza a observação participante como metodologia auxiliar na análise dos documentos consultados para a avaliação das estratégias de ensino pesquisadas. Descreve detalhadamente como são propostos os exercícios que compõem a primeira etapa do programa mencionado. Compara tais estratégias com estratégias tidas como eficientes na promoção da autonomia moral e intelectual dos alunos. Analisa o papel do professor, do ambiente, dos exercícios, do tipo de trabalho e da metodologia neste desenvolvimento moral do aluno. Conclui que a aplicação da metodologia analisada é parcialmente propícia ao desenvolvimento autônomo dos alunos, mas que o contexto onde o programa está inserido, juntamente com o tipo de material utilizado e a imobilidade representada pelos docentes precisam ser repensados, caso o objetivo da educação destes alunos tenha como alvo a promoção da autonomia moral e intelectual.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation analyses the methodology used as a thinking teaching program in the education of gifted children in terms of its possible contribution for the development of moral and, intellectual autonomy of its participants. It analyses the role played by intelligence and creativity in the conceptualization of giftedness and talent. It identifies the gifted ones based on the concept supplied by the Secretaria de Educação Especial (Special Education Office) and its official documents. It also characterizes the enrichment program as the most commonly used program in the gifted and talented special needs area. It selects the piagetian theory to explain and determine the meaning of moral and intellectual autonomy in school. It distinguishes the different stages in the construction of moral by children. It identifies features that can support autonomy among students, as well as those that do not favor it. It interprets the role of limits in the education for autonomy. It describes the skill development program used as an enrichment program in the gifted education, identifying its phases, as well as explaining how participating students are chosen. It makes use of observation method as an auxiliary for the document analysis made in order to evaluate the teaching strategies that were the focus of this research. It describes the exercises used in the first part of the afore mentioned program. It compares those exercises to efficient strategies of promotion of autonomy among school children. It analyses the role played not only by the teacher, but also by the environment, exercises and methodology in the moral development of the student. It concludes that the method is partially appropriated to the development of autonomy. The context, as well as the material and the role played by the teacher must be revised if the main goal of gifted children education is to aim at their moral and intellectual autonomous development.-
Formato: dc.format132f. : il.color.,tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectInteligencia-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectTalento-
Título: dc.titleConsiderações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades e as ferramentas para pensar : uma reflexão crítica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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