Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faraco, Cloris Ditzel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago Filha, Arleide da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36501 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Cloris Ditzel Faraco | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Loxosceles intermedia é uma aranha peçonhenta que vive em ambientes antrópicos e se encontra em grande quantidade na região sul e sudeste do Brasil. Sua incidência nas regiões urbanas tem sido o motivo do alto número de acidentes causados por sua picada em humanos. Este fato estimulou o estudo do sistema reprodutor desta espécie para contribuir com dados que poderão ser utilizados no controle populacional de L. intermedia. O sistema reprodutor da fêmea jovem foi comparado com o da fêmea adulta. Não há parâmetros de diferenciação entre os sexos desta espécie, enquanto jovens. As aranhas utilizadas foram mantidas em laboratório e os ovários processados em historresina JB4 para análise em microscópio de luz. Alguns materiais foram processados por imunocitoquímica com anticorpo primário pan-caderina e o secundário conjugado com peroxidase. A parede ovariana da aranha jovem apresenta apenas ovócitos imaturos, os quais no início do desenvolvimento apresentam um grande núcleo com cromossomos evidentes, mostrando etapas de divisão celular. O citoplasma dos ovócitos mais desenvolvidos apresenta alta concentração de RNAs. As células associadas ao ovócito no menor estágio de desenvolvimento são, possivelmente, as células que darão origem ao pedúnculo, que liga o ovócito à parede ovariana. Não foram encontrados produtos de secreção no lúmem do ovário de fêmeas jovens de L. intermedia, ao contrário das fêmeas adultas. Observou-se a presença de caderina na membrana do ovócito imaturo, o qual se encontra entre células do epitélio ovariano | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aranha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aranha marrom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Loxosceles | - |
Título: dc.title | Estudo morfológico e imunocitoquímico do ovário de femeas jovens de Loxosceles intermedia, Mello-Leitao,1934(Araneae:Sicariidae) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: