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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Soares, Carlos Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Firkowski, Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Fadigatti, Cynthia Maria Mazzei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:00:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:00:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/36433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36433 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Soares e Prof. Dr. Henrique Firkowski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Oceanografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Brasil está inserido em um grupo de países de emergentes, cuja economia depende principalmente do comércio internarcional, através das exportações. Esses produtos saem/entram no país quase em sua totalidade pelos portos. Para atender a essa demanda foram criadas leis que incentivam a modernização e a adequação dos portos à nova realidade, como a Lei de Modernização dos Portos e a Lei 11.610, que institui o Plano Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. Ambas visam melhorias com relação à infraestrutura necessária para essa intensa atividade, como maiores profundidades (calados) para atender navios mais modernos e maior capacidade de carga. Neste sentido, obras de dragagens são necessárias para o aprofundamento dos berços de atracação e canais de navegação. Foram estudados dois portos no Estado do Paraná: um terminal público (Porto de Paranaguá) e um terminal privado (Terminais Portuários da Ponta do Félix), situados no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP). Dados batimétricos dos berços de atracação dos dois terminais foram usados para o cálculo de volume, para que pudesse ser estimado a sedimentação de cada porto/terminal. Para análise do Porto de Paranaguá foram usadas cartas batimétricas analógicas referentes aos anos de 2001 e 2002, que passaram por uma digitalização e cartas batimétricas digitais referente aos anos de 2005, 2006 e 2007. Para os TPPF, foram usadas cartas batimétricas digitais referentes aos anos de 2005, 2006 e 2007. Os cálculos volumétricos no porto público de Paranaguá não puderam ser realizados por que a digitalização dos levantamentos não foram processados corretamente, impossibilitando a sobreposição real e os levantamentos na forma digital não foram eficientes em reproduzir o relevo submerso. Para o terminal privado TPPF os resultados obtidos relativos às variações volumétricas para os levantamentos de 2005, mostraram um cenário de deposição de sedimentos. Para o período de 2006 apenas 2 intervalos indicaram sedimentação, sendo quetodos os demais obtiveram resultados negativos, demonstrando que houve um decréscimo de volume, ou seja, erosão, possivelmente devido às dragagens realizadas nos berços. Para o ano de 2007 os resultados evidenciaram um processo deposicional Palavras chave: batimetria, dragagens | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Brazil belongs to the group of emergent countries, which economy depends of the international trade, mainly by exportation. Goods are moved almost in all totality by harbours. To attempt this demand laws were established to incentivate the modernization and adequacy to this new reality, as the Law of Harbour Modernization and the Law 11.610, which refers to the National Dredging Plan of Harbour and Waterways. Both conduced to the improvement of the necessary infrastructure of this intense activity, like deeper drafts to receive modern ships, with higher cargo capacity. In this way, dredging is required to deep harbour berths and navigational channels. In this study two harbor were studied: a public port (Paranaguá) and a private terminal (Terminais Portuários da Ponta do Felix - TPPF)), both located at the Paranagua Estuarine Complex (PEC). Bathymetric data of berths of both harbours were used to calculate volumes, trying to estimate the sedimentation in each one. To Paranaguá were used analogical bathymetric maps of the years of 2001 and 2002, which were digitalized, and bathymetric digital data of the years 2005, 2006 and 2007. At the Terminais Portuários da Ponta do Félix were used digital data of the years of 2005, 2006 and 2007. The volumetric calculation at the public harbour of Paranaguá was not possible since the digitalization were not correctly processed, becoming impossible to overlay the different surveys, and the digital data were not enough to produce the submerse relief. The results of volumetric variation obtained at the private terminal of TPPF concerning the year of 2005 indicates deposition of sediments. All surveys at the year of 2006 at this terminal indicate a decrease of volume, indicating erosion, probably caused by dredging process at the berths, instead at this year 2 surveys indicated sedimentation. All surveys at the year of 2007 indicates a process deposition of sediments Key-words: bathymetry, dredging. | - |
Formato: dc.format | 37 f. : il. , grafs., maps., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sedimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Batimetria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dragagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | 551.4607 | - |
Título: dc.title | Sedimentação nos berços de atracação de navios no porto de Paranaguá e nos terminais portuários da Ponta do Félix (Antonina) - PR. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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