
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ana Paula Almeida de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Yanne Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36337 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Ana Paula Almeida de Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 12/05/2014 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O termo Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) diz respeito a uma condição caracterizada por problemas no desenvolvimento prejudicando os processos de sociabilização, comunicação e o comportamento. A semelhança entre o comportamento atípico das pessoas com autismo e de pessoas com lesão no lobo frontal levaram a hipótese da disfunção executiva. Hipotetiza-se que déficits nas funções executivas, principalmente na flexibilidade cognitiva estejam relacionados ao comportamento restrito, repetitivo e estereotipado. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um programa de intervenção para flexibilidade cognitiva em adolescentes com autismo. Para tanto, a pesquisa apresenta um desenho misto, com análise quantitativa e estudo de caso múltiplo. Participaram do estudo 6 adolescentes, que foram avaliados antes e depois da intervenção. Além dos instrumentos neuropsicológicos padronizados, os responsáveis e profissionais diretamente envolvidos responderam a um questionário de comportamento restrito e repetitivo e à entrevista sobre flexibilidade cognitiva. Todas as sessões foram filmadas e analisadas a partir de parâmetros estabelecidos. Foi realizada análise estatística com o teste não paramétrico Wilcoxon, apontando diferença significativa no teste Código e na primeira fase do Stroop. A análise qualitativa possibilitou a análise de progressos em termos de comportamentos relacionados à flexibilidade cognitiva, sugerindo a eficácia do programa proposto. É discutida a sensibilidade de alguns testes para a avaliação da flexibilidade assim como considerações relevantes em termos de intervenção para esta população como repetição e generalização. Palavras-chave: Intervenção neuropsicológica; Flexibilidade Cognitiva; Transtornos do Espectro do Autismo | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The term Autism Spectrum Disorders ( ASD ) refers to a condition characterized by developmental problems impairing the processes of socialization, communication and behavior. The similarity between the atypical behavior of people with autism and people with lesions in the frontal lobe led to the hypothesis of executive dysfunction. We hypothesize that deficits in executive functions, particularly in cognitive flexibility are related to restricted, repetitive and stereotyped behavior. The objective of this study is to evaluate the effectiveness of a intervention program for cognitive flexibility in adolescents with autism. Therefore, the research presents a mixed design with quantitative analysis and multiple case study. The study included six teenagers who were evaluated before and after the intervention. In addition to the standardized neuropsychological instruments, parents and professionals directly involved answered a questionnaire of restricted and repetitive behavior and an interview on cognitive flexibility. All sessions were videotaped and analyzed from established parameters. Statistical analysis with the non-parametric Wilcoxon test was performed, indicating a significant difference in the test Código and in the first stage of Stroop. The qualitative analysis allowed the analysis of progress in terms of behaviors related to cognitive flexibility, suggesting the effectiveness of the proposed program. The sensitivity of some tests for evaluating the flexibility is discussed and are presented relevant considerations in terms of intervention for this population as repetition and generalization. Keywords: Neuropsychological intervention; Cognitive Flexibility; Autism Spectrum Disorders | - |
| Formato: dc.format | 118f : il. tabs., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Intervenção neuropsicológica para flexibilidade cognitiva em adolescentes com transtornos do espectro do autismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: