Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Sergio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maycon Adriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:18:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:18:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/36296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36296 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/02/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná -PDE/PR apresenta-se como uma política pública e tem sua organização e desenvolvimento realizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED/PR, tendo como objetivo principal o diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica, através de atividades teórico-práticas orientadas, promovendo o aperfeiçoamento dos servidores do magistério e produções didáticas. Esta investigação tem por objetivo conhecer as contribuições para a aprendizagem no ensino de Física desenvolvidas por meio de projetos de intervenção pedagógica no PDE/PR sob o ponto de vista prático do professor imerso num programa de formação continuada. Realizou-se, durante o desenvolvimento da pesquisa análise crítica dos artigos publicados dos dois primeiros anos de consolidação do programa, disponibilizados em meio virtual e oficial da SEED/PR, organizados e denominados como cadernos PDE/PR dos anos de 2007 e 2008. Os dados também foram constituídos por meio de análise documental e entrevistas com professores que vivenciaram o programa nos dois primeiros anos de desenvolvimento. Para a análise, utilizou-se as definições e procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011)que viabilizou o processo de constituição das categorias de análise. Os trabalhos desenvolvidos pelos professores durante o curso do programa se configuram nos moldes de um programa de formação continuada sistematizado e possibilitam o exercício da autonomia profissional dos professores, uma vezque propõem e desenvolvem um projeto de intervenção pedagógica em sala de aula. Nesta pesquisa, levou-se em consideração a autonomia docente tanto como um controle sobre o próprio trabalho (TARDIF, 2005), quanto por uma abrangência maior presente na profissionalidade docente e interpretada por três dimensões: a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional(CONTRERAS, 2002).Os resultados emergentes da análise das categorias demonstram uma predisposição dos professores em investigar o desenvolvimento de atividades experimentais na disciplina de Física, mesmo com as dificuldades físicas e materiais encontradas no universo da rede pública estadual. Ainda, um não reconhecimento de uma postura técnica no trabalho educativo e um reconhecimento da necessidade de atrelar pesquisa ao trabalho em sala de aula. E por fim, a identificação de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais nos trabalhos, o que contempla a construção do profissional docente em constante desenvolvimento. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The PDE/PR presents as a public policy and has its organization and development conducted by SEED/PR, having as main objective dialogue among teachers in higher education and basic education, through theoretical and practical oriented activities, promoting the improvement of teaching and productions servers didactic. This research aims to understand the contributions to learning in physics teaching developed through projects of pedagogical intervention in Educational Development Program of Paraná - PDE/PR under practical standpoint teacher immersed in a continuing education program. Took place during the development of critical analysis of research articles published in the first two years of consolidation program, available in the virtual environment and official Department of Education of Paraná-SEED/PR, organized and named as notebooks PDE/PR of years 2007 and 2008. Data were also made through the analysis of documents and interviews with teachers who have experienced the program in the first two years of development. The work developed by teachers during the course of the program are configured in the manner of a continuing education program systematized and enable the exercise of autonomy of teachers, since they propose and develop a pedagogical intervention project in the classroom. For this analysis, definitions and methodological procedures Textual Analysis of Discourse (MORAES; GALIAZZI, 2011) which enabled the process of creation of categories of analysis. The work developed by teachers during the course of the program are configured in the manner of a systematic program of continuing education and enable the exercise of professional autonomy of teachers , since they propose and develop a pedagogical intervention project in the classroom. In this study, we took into consideration the teaching autonomy as both a control over their work (TARDIF, 2005), and by a larger scope present in the teaching profession and interpreted by three dimensions: the moral obligation, commitment to the community and professional competence (CONTRERAS, 2002). The results emerging from the analysis of categories of teachers demonstrate a predisposition to investigate the development of experimental activities in the discipline of physics, even with physical difficulties and materials found in the universe of public schools. Still, a non- recognition of a technical posture in the educational work and a recognition of the need to harness the research work in the classroom. Finally, the identification of social, political, economic and cultural aspects in the work, which includes the construction of the teaching profession in constant development. | - |
Formato: dc.format | 156f., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A formação continuada dos professores de fisica do Estado do Paraná por meio do programa de desenvolvimento educacional - PDE/PR : análise das produções finais de 2007/2008 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: