
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rossler, João Henrique, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Augustin, Andressa Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36285 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36285 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Henrique Rossler | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 20/04/2014 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NO ENSINO PRIVADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ENSINO DOM BOSCO, OBJETIVO E POSITIVO Contemporaneamente convivemos com um discurso que afirma a crise da razão e a descrença em verdades universais explicativas, o que certamente traz desdobramentos importantes para a educação escolar. Neste sentido, o presente estudo busca identificar a concepção de conhecimento no ensino privado brasileiro, setor em crescimento constante e sobre o qual não se encontram muitas pesquisas. Tendo como fundamentação teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético, iniciou-se a pesquisa pela revisão teórica acerca do universo ideológico e material contemporâneo, expresso na reestruturação produtiva do capital apoiado pelo neoliberalismo e pensamento pós-moderno, até chegar aos desdobramentos deste contexto na educação escolar brasileira. Na sequência, tomou-se como fonte de dados as propostas pedagógicas disponibilizadas nos websites de três sistemas de ensino particulares de grande abrangência no país: Dom Bosco, Objetivo e Positivo. Os dados obtidos foram analisados a partir de um conjunto de eixos para, em seguida, serem reanalisados de maneira a ressaltar as concepções de conhecimento neles presentes. A partir destas análises foram explicitados os elementos que compõem uma determinada concepção do conhecimento, os quais, de modo articulado, resultam em um ecletismo de tendências pedagógicas, utilizadas de maneira a construir um discurso sedutor, apto a tornar os sistemas em questão mais atraentes e vendáveis, porque condizentes com o universo ideológico contemporâneo e as demandas do mercado de trabalho. Palavras-chave: Pós-modernidade. Educação. Conhecimento. Ensino privado. Sistemas de ensino. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: THE CONCEPT OF KNOWLEDGE IN PRIVATE EDUCATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS OF THE EDUCATIONAL SYSTEMS DOM BOSCO, OBJETIVO AND POSITIVO Currently we experience an argument that claims the crisis of reason and the disbelief in universal truths, what certainly brings significant consequences to schooling. In this sense, the present study aims to identify the concept of knowledge in Brazilian private education, a sector in constant growth and without many researches about it. Supported by the theoretical-methodological framework of dialectical and historical materialism, the research initiated with a review of the literature about the current ideological and material universe, expressed in the productive reorganization of capitalism, supported by neoliberalism and postmodern thought, until reach its consequences to Brazilian schooling. In the sequel, the pedagogical proposals available on the websites of three wide covering private educational systems in Brazil - Dom Bosco, Objetivo and Positivo - were taken as a data source. Data were analyzed from a set of categories and, in what follows, were reanalyzed in order to emphasize the concepts of knowledge that were found. Based on these analyzes, the elements that compose a particular concept of knowledge were indicated, elements that in combination result in an eclecticism of pedagogical tendencies, used in order to create an alluring speech, capable of making the researched systems more attractive and marketable, in agreement with contemporary ideological universe and the demands of the labor market. Keywords: Postmodernity. Schooling. Knowledge. Private education. Educational systems. | - |
| Formato: dc.format | 198f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico | - |
| Título: dc.title | A concepção de conhecimento no ensino privado no Brasil : uma análise dos sistemas de ensino Dom Bosco, Objetivo e Positivo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: