Laboratório virtual de imunologia-brucelose

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGubert, Ida Cristina-
Autor(es): dc.contributorCaron, Luiz Felipe-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorRouze, Barbara M-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/36246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36246-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ida Cristina Gubert-
Descrição: dc.descriptionCoorientadores: Luiz Felipe Caron e Remy Lessnau-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : A dinâmica moderna exige da sociedade uma rápida adaptação às novas tendências pedagógicas e aos novos caminhos que a tecnologia apresenta. Há, portanto, uma necessidade crescente de materiais alternativos que auxiliem e aperfeiçoem a aprendizagem. O computador tem sido utilizado na educação durante os últimos 20 anos, demonstrando ser um uma ferramenta útil no processo de ensinoaprendizagem. Neste contexto a produção de um Cd-rom é um meio prático, de custo reduzido, moderno e eficiente de distribuir e possibilitar programas de aprendizagem e treinamento, enriquecido por sons, ilustrações, imagens, autoavaliações interativas, etc. Não se trata, porém, de simplesmente inserir no currículo aulas de informática com sentido profissionalizante, nem tampouco utilizar o computador como "máquina de aprender", numa pretensa atividade de autoensino, mas de colocar à disposição do corpo pedagógico um importante auxiliar didático.Os principais objetivos do interativo consistem em motivar os alunos em sala de aula, reduzir riscos de contaminação, custos com materiais e reagentes e atuar na prevenção da brucelose. Elaborando um novo modelo educacional centrado no aluno, no qual este passa a ter um papel muito mais ativo e autônomo na busca do aprendizado e do conhecimento. A escolha do tema baseia-se na perda econômica relacionada com a brucelose que chega a ser de 20% da produção bovina de corte de um país, além disso, a condição de soropositivo no rebanho compromete a capacidade de exportação para outros países e por questões epidemiológicas em rebanhos o tratamento não é recomendado, fazendo com que uma vez diagnosticada a doença o animal seja encaminhado ao abate.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBrucelose-
Palavras-chave: dc.subjectBovinos - Infecções-
Título: dc.titleLaboratório virtual de imunologia-brucelose-
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