
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zuffellato-Ribas, Katia Christina, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Portella, Ariane Aparecida de Lacerda Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36208 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36208 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Zuffelato-Ribas, Katia Christina | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho foi conduzido em casa-de-vegetação, localizada no Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, durante os meses de janeiro a novembro de 2006 e objetivou analisar a propagação vegetativa via estaquia de Jasminum mesnyi Hance. Neste contexto, estacas de jasmim-amarelo foram submetidas a seis experimentos, nos quais avaliou-se: a) tamanho das estacas (5cm; lOcm; 15cm), b) substratos diversos (vermiculita; casca de arroz carbonizada; coxim), c) influência da aplicação de auxinas sintéticas (IBA e NAA), d) quatro combinações entre os fatores: hidratação do substrato espuma fenólica (água; água + hidróxido de cálcio) e influência da aplicação de NAA (OmgL^NAA; SOOmgL^NAA), e) cinco diluições alcoólicas para 500mgL_1 IBA (10%, 20%, 30%, 40%, 50%), f) influência do horário de coleta do material vegetal (8h; 12h; 19h). Após cerca de 36 dias em casa-de-vegetação, estacas com lOcm mostraram-se mais propícias (100% estacas enraizadas) para a propagação vegetativa de jasmim-amarelo. O substrato coxim apresentou maior porcentagem de enraizamento (92,7%). Não houve diferença significativa entre as aplicações de IBA e NAA. Estacas plantadas em espuma fenólica hidratada com água + hidróxido de cálcio e sem aplicação de NAA apresentaram melhor porcentagem de enraizamento (42,7%). Quanto às cinco diluições alcoólicas de IBA, não houve diferença significativa entre os tratamentos. O horário mais indicado para a coleta das estacas foi 19h (98,5% estacas enraizadas). | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plantas - Propagação por estaquia | - |
| Título: dc.title | Estaquia de Jasminum mesnyi Hance | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: