Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bohunovsky, Ruth, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriel Caesar Antunes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36196 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/02/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Alemão como lígua estrangeira | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objeto de discussão do presente trabalho são os conceitos da Didática do Multilinguismo, da Aprendizagem de Línguas Terciárias e da Intercompreensão aplicados ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira no contexto brasileiro. Através de uma relação entre publicações acadêmicas e pesquisas com opiniões coletadas em um questionário entre alunos do Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), procura-se associar impressões pessoais da aprendizagem aos conceitos discutidos no trabalho e comparar as opiniões pessoais sobre a aprendizagem e o Estudo de Alemão após Inglês. Busca-se apresentar aos colegas da Área Docente de Alemão no contexto nacional novas perspectivas para o Ensino de Alemão após o Inglês, que muito são discutidas na Europa e em outros países onde o inglês é a Língua Oficial ou geralmente aprendida como primeira Língua Estrangeira. Apontados são prós e contras trazidos por essa metodologia de trabalho, porém também confusões ou dificuldades que podem ser apresentadas pelos aprendizes dentro da referida constelação didática. Uma análise de materiais e atividades didáticos ilustra essa situação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis discusses concepts such as the didactics of multilingualism, tertiary language learning and intercomprehension applied to learning German as a foreign language in the Brazilian Context. By means of the relationship among publications, previous research and language learner opinions collected in a questionnaire at the Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) a panorama is presented. The discussed concepts are compared with the learners' personal opinions about German language learning after English. It is aimed at showing colleagues in the field of German teaching in a national context, new perspectives on the teaching of German after English, which is already a point of discussion in Europe and in countries where English is either an official language or the first foreign language in the curriculum. Contributions made by working with this methodology are presented, but also the possibility obstacles and difficulties, which could emerge within this didactic constellation. An analysis of the didactic materials and activities illustrates the situation. | - |
Formato: dc.format | 101f : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien | - |
Título: dc.title | Alemão como língua estrangeira após inglês no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: