Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria de Fatima Quintal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao | - |
Autor(es): dc.creator | Koehler, Elaine Cristina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:17:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:17:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/36195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36195 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Maria de Fatima Quintal de Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as razões indicadas por idosos para a entrada e permanência em oficinas que frequentavam em um programa de qualidade de vida. As bases conceituais apoiam-se no campo da Psicologia Social Comunitária Latinoamericana e da Educação perspectiva de Paulo Freire, no marco da construção histórica no cotidiano. Foi realizada uma pesquisa exploratória de campo, empregando-se um roteiro de entrevista semiestruturada junto a seis idosos participantes de oficinas de um programa de qualidade de vida na cidade de Joinville/SC. As respostas das entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo, empregando-se categorias a posteriori, em torno dos seguintes eixos temáticos: caracterização e história de vida dos participantes; vida cotidiana (rotina do hoje) e o tempo livre; como era a vida antes da aposentadoria e/ou participação nas oficinas; atividades nos grupos e/ou- programas do instituto de aposentadoria; e sonhos e aspirações quanto à vida e futuro. A participação em programas de qualidade de vida mostrou-se como importante para o bem estar e suporte psicossocial dos entrevistados. A participação nas oficinas de inclusão digital, línguas estrangeiras, atividades físicas e viagens em grupo continuam presentes em seus planos futuros, sendo apontados por eles como um fator relevante para o seu envelhecimento ativo. Alguns achados podem contribuir para a elaboração de atividades educativas e planos de ações que, considerem o envelhecimento como um processo complexo dentro de um marco que evite preconceitos e exclusões. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research sought to understand the reasons given by older people for entry and residence in attending workshops on a program of quality of life. The conceptual bases rely on the field of Social Psychology and Education Community Latinoamericana perspective of Paulo Freire, the landmark historic building in the everyday. An exploratory field research was carried out, using a semistructured interview guide with six elderly participants of a workshop program quality of life in the city of Joinville / SC. The responses from the interviews were subjected to content analysis, using a posteriori categories, around the following themes: characterization and life history of the participants; everyday life (routine today) and free time; what life was like before retirement and / or participation in workshops; activities in groups e/ou-institute retirement programs; and dreams and aspirations about life and future. Participation in quality of life programs proved to be important for the well-being and psychosocial support of respondents. Participation in the workshops on digital inclusion, foreign languages, physical activities and group travel are still present in your future plans, being appointed by them as an important asset for your aging factor.Some findings may contribute to the development of educational activities and action plans that consideraging as a complex process within a framework that avoids biases and exclusions. | - |
Formato: dc.format | 175f. : il. color., tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Dimensões educativas e psicossociais da participação de idosos em programas de qualidade de vida : um estudo psicossocial sobre o ingresso e permanência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: