Ambiente escolar e promoção da atividade física na escola : implicações para os níveis de atividade física de adolescentes de Curitiba-PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Rodrigo Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorPrado, Crisley Vanessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:23:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:23:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36193-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 27/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: Aproximadamente um a cada três adolescentes estão acima do peso em países de alta e média renda. Dietas regulares, assim como a prática regular de atividades físicas são fatores contribuintes para a prevenção da obesidade nesta faixa etária. A prática regular de atividade física (AF) em adolescentes está relacionada a diversos fatores, dentre os quais biológicos, psicossociais, comportamentais, culturais e ambientais. Considerando que os adolescentes passam pelo menos um terço do seu dia na escola, este local tem sido reconhecido como importante veículo para a promoção da AF, particularmente em relação às suas características ambientais e políticas. No entanto, poucos são os estudos realizados neste contexto, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Desta forma, compreender a relevância do ambiente escolar na prática de AF de adolescentes pode contribuir para o delineamento de intervenções efetivas para a promoção da AF nesta faixa etária. O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o ambiente construído e as políticas de promoção da AF na escola com os níveis de AF dos adolescentes de Curitiba-PR no período de aula. Entre os meses de agosto a dezembro de 2013, foi realizado um inquérito domiciliar com adolescentes entre 12 a 17 anos, pertencentes a 32 setores censitários selecionados de acordo com o índice de walkability e renda, e seus responsáveis com idade igual ou superior a 18 anos. As escolas selecionadas para o estudo foram aquelas reportadas pelos adolescentes. A prática de atividade física moderada e vigorosa (AFMV) foi avaliada de maneira objetiva com a utilização de acelerômetro (modelo GT3X), durante sete dias consecutivos, e as características individuais e psicossociais dos adolescentes foram avaliadas com o auxílio de questionário. Os instrumentos utilizados nas escolas foram a &quot;Ferramenta de Auditoria da Escola", para verificar a disponibilidade de estruturas relacionadas à prática de AF e a &quot;Avaliação da Promoção da Atividade Física na Escola (APAFE)", para identificar as políticas de promoção de AF. Os dados dos acelerômetros foram analisados com o auxílio dos softwares Actigraph 4.4.1 e Actilife 6.8.0. Para a análise de dados utilizou-se a estatística descritiva, teste de qui-quadrado, teste T independente, correlação de Spearman, análise de regressão linear e análise de variância para medidas repetidas, todas com auxílio do software SPSS 17.0. A análise de regressão linear mostrou aumento de 0,38 minutos/dia e 0,56 minutos/dia de AFMV de recreio de acordo com o número de quadras poliesportivas em locais sem cobertura e dentro de um ginásio, respectivamente (p<0,05). Houve associação positiva entre as políticas relacionadas às atividades extracurriculares, resultando em 1,15 minutos/dia de AFMV de recreio a cada aumento no escore (p<0,021). Além disso, a presença de aulas de educação física na escola resultou em aumento de 14 minutos/dia de AFMV para indivíduos entre 14 a 17 anos, em relação aos dias de aula sem educação física. As principais conclusões deste estudo indicam que existe associação entre características políticas e ambientais das escolas com a prática de AF de adolescentes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Approximately one in every three adolescents is overweight in high and middle-income countries. Regular diets and physical activity are contributing factors for obesity prevention in this age group. Several factors are related to physical activity (PA) in adolescents, including biological, psychosocial, behavioral, cultural and environmental factors. Whereas adolescents spend at least a third of their day at school, this location has been recognized as an important vehicle for the promotion of PA, particularly in relation to its environmental and political characteristics. However, few studies have been conducted in this context, especially in developing countries like Brazil. Thus, understanding the importance of the school environment for PA practice of adolescents can contribute to the design of effective interventions to promote PA for this age group. The aim of this study was to investigate the association between the built environment and policies to promote PA in schools with PA levels of adolescents during class period in Curitiba-PR. Between the months of August and December of 2013, we conducted household surveys with adolescents aged 12 to 17 years old, belonging to 32 selected census tracts according to the index of walkability and income, and their relatives or legal guardians aged =18 years. The schools selected for the study were those reported by adolescents. The practice of moderate and vigorous physical activity (MVPA) was assessed objectively using accelerometers (GT3X model) for seven consecutive days, and the individual and psychosocial characteristics of adolescents were assessed with the aid of a questionnaire. The instruments used in schools were the "School Audit Tool", to check availability of PA structures related to the practice of PA and "Evaluation of the Promotion of Physical Activity in School (APAFE)", to identify policies to promote PA. Data from the accelerometers were analyzed with the aid of software Actigraph 4.4.1 and 6.8.0 Actilife. For data analysis we used descriptive statistics, chi- square test, independent t test, Spearman correlation, linear regression analysis and analysis of variance for repeated measures, all with SPSS 17.0 software. The linear regression analysis showed an increase of 0.38 minutes/day and 0.56 minutes/day of MVPA playground according to the number of open sports courts and inside a gymnasium, respectively (p<0,05). There was a positive association between policies related to extracurricular activities, resulting in 1.15 minutes/day of MVPA for leisure with every increase in score (p<0.021). Moreover, the presence of physical education classes in school resulted in an increase of 14 minutes/day of MVPA for subjects aged 14 to 17 years, from the days of class without physical education. The main findings of this study indicate that there is an association between environmental and policies characteristics of schools with practice of PA in adolescents.-
Formato: dc.format185p. : tabs., color., maps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos-
Título: dc.titleAmbiente escolar e promoção da atividade física na escola : implicações para os níveis de atividade física de adolescentes de Curitiba-PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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