Cinema e educação histórica

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Autor(es): dc.contributorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao-
Autor(es): dc.creatorSouza, Éder Cristiano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:27:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:27:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36157-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem como objeto a aprendizagem de jovens estudantes a partir de um trabalho com filmes em aulas de História. A linha de investigações da Educação Histórica, na qual esta tese se insere, tem como princípio a concepção de que é possível distinguir uma aprendizagem histórica específica na investigação das ideias mobilizadas pelos sujeitos, especialmente em contexto de escolarização. Este estudo se distingue de outros que tratam da questão de ensinar História a partir da cinematografia, especialmente por seu perfil investigativo e não prescritivo, e por inserir novos conceitos para referenciar a discussão sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica, dentre esses se destacam: cognição histórica situada (SCHMIDT & BARCA, 2009), literacia histórica (LEE, 2006) e consciência histórica (RÜSEN, 2012). A opção pelos jovens como sujeitos da pesquisa se fundamenta com a problematização da relação entre cultura escolar e cultura juvenil (SYNDERS, 1981; DUBET & MARTUCELLI, 1998; HOBSBAWM, 1995). As reflexões sobre a linguagem fílmica (MOSCARIELO, 1985) e sobre filmes como produtores e difusores de conhecimento histórico (FERRO, 1992; NOVOA, 2008; ROSENSTONE, 1997), a partir do conceito de cultura histórica (RÜSEN, 1994), fundamentam a seleção dos filmes para o estudo final. A escolha do nazismo como conceito histórico abordado no trabalho parte da noção de sua relevância na cultura histórica e de sua significância para os jovens estudantes. O percurso metodológico da pesquisa se iniciou com estudos exploratórios, nos quais se constatou que os jovens tomam os filmes como formas de acesso ao conhecimento objetivo do passado. Optou-se então por problematizar conceitos de intencionalidade, objetividade e multiperspectividade (RÜSEN, 2001; VON BORRIES, 2001), e analisar como a abordagem do nazismo a partir de filmes distintos mobilizaria essas categorias do conhecimento histórico na cognição dos jovens estudantes. A execução do estudo final se deu a partir da metodologia do grupo focal, desenvolvida por jovens estudantes de ensino médio em escola pública, que assistiram a três obras cinematográficas (?O Triunfo da vontade?; ?A queda! As últimas horas de Hitler? e ?O pianista?) e debateram sobre as ideias históricas mobilizadas na atividade. Por fim, a tese analisa formas de aprendizagem constatadas nesse trabalho e tenta destacar potenciais e limitações do trabalho com filmes no ensino da História.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Métodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Aprendizagem-
Título: dc.titleCinema e educação histórica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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