Disfunção orofacial em escolares de uma cidade de pequeno porte do Sul do Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFraiz, Fabian Calixto-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Fernanda de Morais-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia-
Autor(es): dc.creatorLeão, Bianca Lopes Cavalcante de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:12:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:12:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36141-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.Dr. Fabian Calixto Fraiz-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadora: Profª. Drª. Fernanda de Morais Ferreira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa: Curitiba, 27/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Saúde bucal durante a infância e adolescência-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência de disfunção orofacial em escolares e a sua correlação com as variáveis socioeconômicas e de acesso à serviços odontológicos, fatores oclusais e comportamento do sono. Este estudo transversal envolveu 531 escolares de 8 a 10 anos de idade devidamente matriculados na rede pública de ensino de Campo Magro–Pr. As crianças foram examinadas clinicamente e foram enviados aos pais questionários abordando aspectos sociodemográficos, econômicos, de acesso a serviços odontológicos e sobre o comportamento infantil do sono. Como instrumento de avaliação da disfunção orofacial utilizou-se a versão em português do Nordic Orofacial Test Screening (NOT-S). Para avaliar o comportamento do sono foi utilizada a versão em português do Sleep Behavior Questionnaire. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas para verificar possíveis associações entre o escore do NOT-S e demais covariáveis, com nível de confiança de 95% e considerando-se tolerável um erro de 5%. O escore total do NOT-S variou de 0 a 8, com média de 2,1(DP=1,4). Houve uma correlação positiva e estatisticamente significante entre o escore total do NOT-S com o escore total do Questionário sobre o Comportamento do Sono (rs = 0,119; p = 0,007) e com os domínios fragmentação do sono (rs = 0,099; p = 0,023), parassonias (rs = 0,148; p = 0,001) e sonolência diurna (rs = 0,104; p = 0,007). Para a construção do modelo múltiplo, foram selecionadas inicialmente as variáveis que apresentaram p < 0,20 nas análises bivariadas e cujo referencial teórico indicava sua possível ação como preditor para a disfunção orofacial, sendo mantidas no modelo final aquelas que permitiram melhor ajuste do modelo. A partir do modelo múltiplo pode-se observar que as variáveis &quot;renda familiar per capita" &quot;dificuldade de acesso ao serviço odontológico", &quot;ranger noturno de dentes" e &quot;mordida aberta" estiveram independentemente associadas aos escores do NOT-S. Os escores do NOT-S foram maiores nas crianças de família com menor renda per capita (RE = 0,73), cujos pais relataram maior dificuldade de acesso a serviço odontológico [razão de escores (RE) = 1,14], maior frequência de relato de ranger noturno de dentes (RE = 1,18) e apresentavam clinicamente mordida aberta (RE = 1,65). Pode se concluir que fatores sociodemográficos e clínicos são capazes de influenciar os valores de NOT-S em escolares. Além disso, nesse grupo, houve uma correlação positiva entre o comportamento do sono e a disfunção orofacial.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this study was to evaluate the prevalence of orofacial dysfunction in school and its correlation with socioeconomic and access to dental services , occlusal factors and sleep behavior variables . This cross-sectional study involved 531 schoolchildren 8-10 years old duly enrolled in public schools in Campo Magro - Pr. The children were examined clinically and a questionnaire was sent to their parents. As a tool for assessing orofacial dysfunction the Portuguese version of the Nordic Orofacial Test Screening ( NOT- S ) were administered. To evaluate the sleep behaviour, the Portuguese version of the Sleep Behavior Questionnaire was administered . Descriptive and bivariate analyzes were performed to verify possible associations between the NOT- S score and other covariates , with a confidence level of 95 % and considering tolerable error of 5 % . The total score of the NOT - S ranged from 0 to 8 , with a mean of 2,1 ( SD = 1,4 ) . There was a positive and statistically significant correlation between the total score of the NOT - S with the total score of the questionnaire on sleep behavior ( rs = 0,119, p = 0,007 ) and sleep fragmentation domains ( rs = 0,099 , p = 0,023 ) , parasomnias ( rs = 0,148 , p = 0,001 ) and daytime sleepiness ( rs = 0,104 , p = 0,007 ) . To construct the multiple regression model were initially selected variables with p <0.20 in bivariate analyzes and theoretical framework which indicated its possible action as a predictor of orofacial dysfunction , being kept in the final model that allowed the best fit model . From the multiple regression model can be seen that the variables " family income " "difficulty of access to dental care " , " nighttime teeth grinding " and " open bite " were independently associated with NOT- S scores . The NOT- S scores were higher in children of families with lower per capita income ( RE = 0,73 ) , whose parents reported greater difficulty accessing dental services [ ratio scores ( RE ) = 1,14 ] , more frequent reporting of nighttime teeth grinding ( RE = 1,18 ) and had clinically open bite ( RE = 1,65) . It can be concluded that sociodemographic and clinical factors can influence the values of NOT- S in school . Moreover , in this group , there was a positive correlation between sleep behavior and orofacial dysfunction .-
Formato: dc.format58p. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleDisfunção orofacial em escolares de uma cidade de pequeno porte do Sul do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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