A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBufrem, Leilah Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao-
Autor(es): dc.creatorSagatio, Sandra Guimaraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:56:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:56:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36125-
Descrição: dc.descriptionResumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na base internacional Education Resource Information Center (Eric) para verificar trabalhos que apresentam relação de proximidade com a temática da pesquisa. Organiza as informações obtidas nos arquivos da SOC a fim de expressar o conteúdo das Resoluções, as quais são representadas, por meio de descrições que procuram esquematizar e ordenar o processo de análise e interpretação dos dados. Verifica por meio da análise documental das Resoluções relativas à estrutura curricular do referido curso, como as disciplinas escolares, principalmente a PPB, representam determinações históricas e sociais nas relações educacionais que organizam a vida acadêmica de alunos e professores na Universidade. Utiliza o questionário para analisar e interpretar a voz dos alunos. Com base em questões relacionadas ao currículo e à disciplina PPB, procura a compreensão dos alunos sobre elementos fundamentais para a caracterização da unidade teoria e prática na formação do professor e do pedagogo. Realiza entrevista com duas professoras para evidenciar suas vivências na área de prática pedagógica. Como síntese, relaciona as categorias teóricas história das disciplinas escolares, código disciplinar e práxis pedagógica com os elementos constitutivos das técnicas de coleta de dados utilizadas neste trabalho, a fim de enfatizar relações entre estes e as categorias. Constata que mudanças estruturais estão sendo realizadas em nível institucional, no que diz respeito, principalmente, às Resoluções que tratam da implantação, reformulação e ajuste curricular do curso de Pedagogia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de pedagogia - Curriculo-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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