Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Ieger, Eliana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/36092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36092 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida Bridi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 13/05/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação analisa a questão da qualificação e inserção profissional no mercado de trabalho no setor de informática no Paraná. Elegemos como foco os egressos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS da Universidade Federal do Paraná – UFPR, no período de 2004 a 2013. O percurso da pesquisa envolveu a realização do mapeamento dos cursos de informática no Ensino Superior em Curitiba e o perfil dos cursos; as habilidades e conhecimento requeridas no setor informacional e a pesquisa junto aos egressos. A metodologia da pesquisa consistiu em aplicação de questionários junto aos egressos do curso (TADS), professores e recrutadores de profissionais de Tecnologia de informação (TI), bem como análise de documentos, consulta a sítios etc.. Dentre os resultados da pesquisa foi possível traçar o perfil dos profissionais formados pelo TADS, apresentar análises sobre o processo de qualificação, identificar as formas e modalidades de contratação, os conhecimentos e habilidades requeridas e as condições de trabalho. Salientamos que o presente estudo se insere em uma das temáticas do projeto guarda chuva denominado Redes de empresas, trabalho e relações de trabalho no setor de informática no Paraná cadastrada no CNPq, que está sendo desenvolvida no âmbito do pelo Grupo de Estudos do Trabalho e Sociedade – GETS da UFPR. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis analyses the question of qualification and employability in the labor market in the computer industry in Paraná. We elected to focus the graduates of the Higher Course Technology Analysis and Systems Development - TADS, Federal University of Paraná -. UFPR in the period 2004-2013 the course of the study involved the completion of the mapping of computer courses in Higher Education in Curitiba and the profile of the courses; the skills and knowledge required in the information industry and the survey of graduates. The research methodology consisted of questionnaires along with the graduates of the course (TADS), teachers and recruiters of professional Information Technology (IT) as well as document analysis, consulting sites etc.. Among the search results was possible the profiles of professionals trained by TADS, present analyzes of the qualification process, identify ways and means of engagement, knowledge and skills required and work conditions. We emphasize that this study is part of a thematic umbrella project called networks of companies, labor and employment in the computer industry in Paraná registered at CNPq, which is being developed as part of the Study Group on Work and Society - GETS UFPR. | - |
Formato: dc.format | 139f. : il., tabs., algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informatica - Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional - Informatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | Da qualificação ao mercado de trabalho : um estudo de caso com egressos de um curso superior de informática no Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: