A gestalt na avaliação da simbologia pictórica com base em tarefas de leitura de mapas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSluter, Claudia Robbi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Andréa Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36079-
Descrição: dc.descriptionResumo: A eficácia de um mapa pode ser vista como uma medida de quão bem a transferência de informação é facilitada pelo mapa, e uma forma de análise da eficácia do mapa é através do emprego de múltiplas tarefas. A capacidade dos usuários para concluir estas tarefas depende da qualidade do mapa e do seu projeto. Portanto é importante pesquisas de metodologias de elaboração e uso de mapas e da sua simbologia, considerando as necessidades dos usuários, teorias da comunicação, percepção e cognição visual, e que o cartógrafo conheça o nível de conhecimento, capacidades e habilidades desses usuários. Pretendeu-se com esta pesquisa entender como a percepção de representações cartográficas construídas com a simbologia pictórica, pode estimular a aquisição de conhecimento espacial pelos usuários de mapas turísticos quando os mesmos realizam tarefas de leitura de mapa no nível elementar, ou seja, que envolvem detecção, discriminação e reconhecimento de símbolos, além de comprovar como algumas leis da Gestalt, tais como a relação figura-fundo, a pregnância da forma, a lei do agrupamento perceptivo por proximidade e por semelhança e a lei da unificação visual influenciam o processo de leitura de mapas. Para tanto, foram utilizados dois mapas do Centro Histórico da cidade de Curitiba, sendo um deles representado com os símbolos preenchidos e o outro com os símbolos representados apenas pelo contorno da figura, sobre os quais foram realizadas tarefas de nível básico de leitura de mapas por dois grupos distintos de participantes, sendo a distinção entre os grupos dada pelo conhecimento, ou não, da área geográfica mapeada. Observou-se através dos resultados que os símbolos mais vistos, à primeira vista no mapa, foram os símbolos localizados na posição central do mesmo, os símbolos próximos a este, os pertencentes ao agrupamento principal do mapa, além do símbolo próximo a esse agrupamento. Além disso, os resultados indicaram que, além da localização, a pregnância da forma dos símbolos pictóricos preenchidos exerce influência. Quando os símbolos são representados apenas pelo contorno, em tarefas de discriminação, a lei do agrupamento perceptivo tem primazia sobre a pregnância da forma, assim como para as tarefas de detecção. Entretanto, não se pôde confirmar se a localização tem primazia sobre o agrupamento perceptivo e a lei da unificação visual. Para esta comprovação recomendam-se pesquisas futuras para a confirmação dessas afirmações.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleA gestalt na avaliação da simbologia pictórica com base em tarefas de leitura de mapas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.