Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Daniel Hortencio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/3606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3606 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A consciência histórica, segundo Jorn Rusen, articula, fundamentalmente, dois elementos: o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados por este passado e tem como função ajudarmos a compreender a realidade passada para compreender a realidade presente. Para ele, a aprendizagem da história é um processo de digestão de experiências do tempo em forma de competências narrativas, entendendo-se "competência narrativa" como a habilidade para narrar uma história através da qual a vida prática recebe uma orientação no tempo. Os livros didáticos de História deveriam contemplar essa competência narrativa e seu uso, nas salas de aula, contribuir para construir e desenvolver consciência histórica nos alunos. A pesquisa empírica demonstrou as dificuldades do material didático na sua tarefa proposta por Rusen e o descolamento dos alunos em relação ao passado. Não se trata de os alunos pesquisados recusarem a disciplina de História, mas de o material didático não ter sido capaz de desenvolver uma narrativa que, em sua constituição de sentido se vincule à experiência do tempo de maneira que o passado passa tornar-se presente no quadro cultural de orientação da vida prática contemporânea. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Historical consciousness, according to Jorn Rusen, links, fundamentally, two elements: the past as experience and present and future as action fields directed by this past, which has the function of helping us comprehend the past reality in order to understand the present. For him, learning history is a process of assimilating experiences of time into a narrative competence, understanding "narrative competence" as the ability to narrate a history through witch practical life receives an orientation in time. The History schoolbooks should regard this narrative competence and its use in the classroom and contribute in constructing and developing historical consciousness in the students. The empirical research has demonstrated the difficulties of schoolbooks in accomplishing this duty suggested by Rusen, besides the student's alienation of the past. It doesn't mean that the researched students refused history education, but that the schoolbook was not able to develop a narrative that, by constituting sense bonds time experience so that the past becomes present in the cultural frame of orientation to contemporary practical life. | - |
Formato: dc.format | xiii, 194 f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: