A inclusão escolar da criança autista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValente, Tamara da Silveira, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao-
Autor(es): dc.creatorPucovski, Karin Priscila Gonçalves Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/36011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/36011-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem indicar se esse professor considera na sua ação educativa o aluno como sujeito, conforme propõe a teoria formulada pela interlocução psicanálise e educação. Partiu-se da premissa de que os professores que atuam considerando o aluno autista como sujeito conseguem uma inclusão escolar mais efetiva. Para discutir o tema, se propôs uma reflexão teórica acerca da inclusão escolar de crianças com autismo, partindo dos conceitos de educação para o sujeito e educação terapêutica, igualmente formulada pela teoria resultante da interlocução psicanálise e educação. Os participantes da pesquisa foram os professores que atuam com alunos autistas em processo de inclusão nas turmas iniciais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, observações e documentos oficiais, a partir dos quais emergiram as seguintes categorias de análise: a respeito da inclusão escolar de crianças autistas – a fala do professor; o ato educativo com o aluno autista; a particularidade do aluno autista em sala – adaptações; a relação professor-aluno autista. O resultado da pesquisa apontou que quando o professor leva em consideração o sujeito em seu aluno autista tanto como em si mesmo o ato educativo tem melhores chances de ser efetivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças autistas - Inclusão na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Título: dc.titleA inclusão escolar da criança autista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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