A educação para o lazer nas aulas de educação física : um panorama do cotidiano, barreiras e facilitadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Simone Rechia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorSantos, Karine do Rocio Vieira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35924-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Simone Rechia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 28/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse trabalho se propõe a responder: De que forma ocorre a educação para o lazer e quais são suas barreiras e facilitadores no interior das aulas de Educação Física em escolas situadas no estado do Paraná? Pois com essa resposta poderemos dar visibilidade a práticas e situações de sucesso, de forma que outras realidades podem ter esse conhecimento como subsídio. E em outro viés, ao mostrar as dificuldades, fica mais fácil encontrarmos as soluções para tais problemas. Para tanto esta pesquisa, de cunho qualitativo descritivo, teve a seguinte metodologia: (1) Mapeamento dos sujeitos da pesquisa (professores que sejam ou tenham sido participantes efetivos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer Espaço e Cidade, vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, dois alunos de cada professor e uma pessoa responsável pelo acompanhamento pedagógico que trabalhasse diretamente com o professor selecionado), (2) Entrevistas semiestruturadas com todos os participantes e (3) Análise das entrevistas à luz da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Com este caminho conseguimos visualizar as seguintes respostas: O cotidiano da educação para o lazer se dá de diferentes formas entre estudantes do ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, e estudantes das séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Para aqueles a educação para o lazer se traduz em metodologias lúdicas, sem o tratamento com o fenômeno lazer diretamente. Já com estes, além das metodologias diferenciadas, há discussão direta desse fenômeno, com a inserção do termo "lazer". Como barreiras da educação para o lazer encontramos: a falta de apoio de um ou mais setores da escola, o estigma negativo da área da Educação Física, a infraestrutura inadequada nas escolas e a resistência dos alunos com aulas "não-tradicionais". Já dentre os facilitadores estão a formação inicial e continuada e as vivências pessoais dos professores, o reconhecimento dos alunos, além de, em alguns casos, o apoio da escola, a infraestrutura adequada. Pudemos concluir que mesmo com as barreiras encontradas os professores encontram maneiras de superação, sem, no entanto confrontá-las diretamente, são as brechas (CERTEAU, 2012). Uma brecha que encontramos em específico foi a formação inicial e continuada dos professores selecionados para a pesquisa, pois a partir dessa formação percebemos que os professores conseguem minimizar e em alguns momentos até mesmo superar as barreiras com relação a educação para o lazer encontradas no cotidiano da atuação docente.-
Descrição: dc.descriptionResumen: Este trabajo tiene como objetivo responder : ¿Cómo es la educación para el ocio y cuáles son sus barreras y facilitadores dentro de las clases de educación física en las escuelas ubicadas en el estado de Paraná ? Por lo tanto, hemos de dar visibilidad a las prácticas y situaciones de éxito , de modo que otras realidades pueden tener este conocimiento como un subsidio . Y en otra perspectiva, mostrando las dificultades , es más fácil encontrar soluciones a estos problemas. Para realizar esta investigación , de tipo cualitativo , tuvo la siguiente metodologia : ( 1 ) Cartografia de los sujetos de la investigación (maestros que estén o hayan estado sujetos efectivos del Grupo de Estudio sobre el Espacio y Recreación de la Ciudad del Departamento de Educación Física de la Universidad Federal de Paraná dos estudiantes por cada maestro y una persona responsable de la supervisión pedagógica que trabajó directamente con el profesor seleccionado ) , ( 2 ) entrevistas semi -estructuradas con todos los participantes , y ( 3 ) el análisis de las entrevistas a la luz de la técnica de análisis de contenido propuesto por Bardin ( 2009 ) . Con esta forma de poder ver las siguientes respuestas: La rutina de la educación para el ocio adquiere diferentes formas en los estudiantes de jardín de infantes y primer grado de la escuela primaria, y estudiantes de los últimos grados de la escuela primaria y la escuela media. Para aquellos que la educación para el ocio se traduce en metodologias lúdicas y sin tratamiento con el ocio fenómeno directamente . Ya con estos, más allá de las diferentes metodologias , hay una discusión directa de este fenómeno, con la adición de la palabra "ocio " . Como barreras a la educación para el ocio son: la falta de apoyo de uno o más sectores de la escuela, el estigma negativo de la esfera de la educación física , la infraestructura inadecuada en las escuelas y la resistencia estudiantil a clases " no tradicionales" . Pero entre los facilitadores son la formación inicial y continua y experiencias personales de los profesores, el reconocimiento de los estudiantes y, en algunos casos , el apoyo escolar , la infraestructura adecuada. Llegamos a la conclusión de que , incluso con las barreras que enfrentan los maestros a encontrar formas de superar , sin embargo , enfrentarlos directamente , brechas ( Certeau , 2012 ) . Hemos encontrado un resquicio legal en particular, ha sido la formación inicial y continua de los profesores seleccionados para el estudio, porque a partir de esta capacitación nos damos cuenta de que los maestros pueden minimizar e incluso a veces superar las barreras en materia de educación para el ocio que se encuentra en todos los días desempeño docente .-
Formato: dc.format147f. : il., tabs., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectLazer-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Fisica-
Título: dc.titleA educação para o lazer nas aulas de educação física : um panorama do cotidiano, barreiras e facilitadores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.