
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Horn, Geraldo Balduíno, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Luciana da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/35916 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35916 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico dos filósofos e a empiria das 129 Propostas Pedagógicas Curriculares do NREAMSUL (Estado do Paraná) para descrever e confrontar as cinco categorias de análise: concepção pedagógica, concepção filosófica, objeto de estudo, metodologia de ensino, método de ensino. O estudo concentra o referencial teórico especificamente nas reflexões sobre o exercício da autonomia para a emancipação do homem à luz do pensamento de Rousseau, sobre a tarefa de ensinar Filosofia e a filosofar segundo Kant, no trabalho com os conteúdos filosóficos de acordo com Hegel, sobre a atualidade da Filosofia e o método como problema filosófico com Adorno. Entende-se como importante pensar o ensino de Filosofia desde uma perspectiva da própria Filosofia, o que significa que pensar filosoficamente o ensino de Filosofia é pensar com ela o problema do seu ensino. Como conclusão, está expressa a ideia de que a disciplina de Filosofia não pode ser tratada como um saber documental informativo sob a pena de cair na letargia. Mas há que se ter – a partir do método de ensino adotado – um dinamismo que acarrete na crítica, na problematização, na argumentação que faz o aluno apresentar, extrair sentidos, relações e, assim, equacionar ao filosofar reflexivo, pertinente. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This intention throughout this thesis aims to discuss the question of methods and methodologies for teaching philosophy in high school mode from the philosophy itself, and present the theoretical foundation of the philosophers and the empiricism of 129 Proposals Pedagogic Curriculum of NREAMSUL (State of Parana ) to describe and contrast the five categories of analysis: instructional design, philosophical concept, object of study, teaching methodology, teaching method. The study focuses specifically on the theoretical reflections on the exercise of autonomy for the emancipation of man in the light of Rousseau's thought on the task of teaching philosophy and philosophy according to Kant, in working with the philosophical content according to Hegel, on the timeliness and method of philosophy as a philosophical problem with Adorno. It is understood as important to think about the teaching of philosophy from the perspective of philosophy itself, which means to think philosophically teaching philosophy is to think with it the problem of their teaching. In conclusion, it expresses the idea that the discipline of philosophy can not be treated as knowledge informative documentary on pain of falling into lethargy. But we must have - from the teaching method adopted - a dynamism that results in the critical problematization in arguing that the student is present, extract meanings, relationships, and thus equate to philosophize reflective, relevant. | - |
| Formato: dc.format | 227f. : il. algumas color., tabs., grafs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: