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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bellon, Olga Regina Pereira, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Agüero, Karl Apaza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:37:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:37:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35861 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Parametrização e uma ferramenta fundamental para aplicações de processamento de malhas. Tradicionalmente, esta e usada para mapear texturas 2D numa superfície. Este trabalho apresenta um novo domínio de parametrização de superfícies baseado em projeções chamado complexo de células cúbicas. Esta nova abordagem tem aplicações em representação, visualização e mapeamento de texturas de superfícies. A representação de superfícies é definida a partir do complexo de células cúbicas onde a geometria e informação de aparência são unificadas e guardadas como mosaicos de texturas, sem a necessidade de guardar vértices de uma malha ou coordenadas de textura. Esta representação compacta e usada por um novo algoritmo de renderização, chamado projection mapping, que renderiza a geometria e detalhes de aparência de superfícies a partir de pontos de visão arbitrários. Ao invés de renderizar tradicionalmente a superfície, apenas as frontfaces do complexo de células cúbicas são desenhadas, e a geometria e detalhes de aparência da superfície são renderizados de volta usando projection mapping. Alem disso, outro método é proposto para mapear somente informação de aparência usando complexos de células cúbicas. Neste caso, ao inves de reconstruir a geometria como em projection mapping, a malha original de uma superfície íe diretamente passada ao algoritmo de renderização. Este algoritmo e aplicado para o mapeamento de texturas de esculturas de patrimônio cultural. Os resultados mostram o mapeamento de texturas usando complexos de celulas cubicas como uma opção eficiente e compacta na visualização da informação de aparência de modelos de alta resolução. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de reconhecimento de padrões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superficies (Matematica) | - |
Título: dc.title | Parametrização, representação e visualização de superfícies usando complexos de células cúbicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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