Parametrização, representação e visualização de superfícies usando complexos de células cúbicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBellon, Olga Regina Pereira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorAgüero, Karl Apaza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/35861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35861-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Olga R. P. Bellon-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Luciano Silva-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 12/05/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Parametrização e uma ferramenta fundamental para aplicações de processamento de malhas. Tradicionalmente, esta e usada para mapear texturas 2D numa superfície. Este trabalho apresenta um novo domínio de parametrização de superfícies baseado em projeções chamado complexo de células cúbicas. Esta nova abordagem tem aplicações em representação, visualização e mapeamento de texturas de superfícies. A representação de superfícies é definida a partir do complexo de células cúbicas onde a geometria e informação de aparência são unificadas e guardadas como mosaicos de texturas, sem a necessidade de guardar vértices de uma malha ou coordenadas de textura. Esta representação compacta e usada por um novo algoritmo de renderização, chamado projection mapping, que renderiza a geometria e detalhes de aparência de superfícies a partir de pontos de visão arbitrários. Ao invés de renderizar tradicionalmente a superfície, apenas as frontfaces do complexo de células cúbicas são desenhadas, e a geometria e detalhes de aparência da superfície são renderizados de volta usando projection mapping. Alem disso, outro método é proposto para mapear somente informação de aparência usando complexos de células cúbicas. Neste caso, ao inves de reconstruir a geometria como em projection mapping, a malha original de uma superfície íe diretamente passada ao algoritmo de renderização. Este algoritmo e aplicado para o mapeamento de texturas de esculturas de patrimônio cultural. Os resultados mostram o mapeamento de texturas usando complexos de celulas cubicas como uma opção eficiente e compacta na visualização da informação de aparência de modelos de alta resolução.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Parameterization is a fundamental tool for mesh processing applications. Traditionally, this is used to map 2D textures onto a surface. This work introduces a novel projectionbased surface parameterization domain called cubic cell complex. This new approach has applications in representation, visualization and texture mapping of surfaces. The representation of surfaces is defined from the cubic cell complex where geometry and appearance information are unified and stored as tile textures, without the need to store mesh vertices or texture coordinates. This compact representation is used by a novel rendering algorithm called projection mapping, which can be used for rendering geometry and appearance details of surfaces from arbitrary viewpoints. Instead of traditionally rendering the surface, only frontfaces of the cubic cell complex are drawn and geometry and appearance details of the surface are rendered back using projection mapping. Also, another method is proposed for only mapping appearance information using cubic cell complexes. In this case, instead of reconstructing the geometry as in projection mapping, the original mesh of a surface is directly passed to the rendering algorithm. This algorithm is applied to the texture mapping of cultural heritage sculptures. Results show the texture mapping by using cubic cell complexes as an efficient and compact option in the visualization of the appearance information of high-resolution models.-
Formato: dc.format59f. : il., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de reconhecimento de padrões-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento digital-
Palavras-chave: dc.subjectSuperfícies (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleParametrização, representação e visualização de superfícies usando complexos de células cúbicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.