Emoções desencadeadas por recordações musicais do passado influenciam a percepção do tempo?

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Autor(es): dc.contributorRamos, Danilo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorElias, Adriano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:19:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:19:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35846-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/02/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo buscou investigar a influência das emoções desencadeadas pela música sobre a percepção temporal. Primeiramente foi realizado um pré-teste, que consistiu de uma entrevista semiestruturada com 20 participantes (10 músicos e 10 não). Cada participante foi questionado sobre músicas relacionadas a experiências emocionais passadas, associadas à Alegria, Tristeza, Serenidade e Raiva, totalizando 12 músicas (3 para cada emoção). Os participantes ainda relataram os motivos pelos quais associaram cada música a cada emoção. Na etapa de teste, em um primeiro momento, os participantes escutaram e julgaram o grau de familiaridade de 12 trechos musicais utilizados em um estudo anterior, representativos das mesmas emoções acima mencionadas (trechos do grupo controle). Após a finalização desta parte do experimento, cada participante estimou a duração dos trechos musicais selecionados no pré-teste (trechos do grupo experimental), além dos trechos apresentados na primeira parte do experimento (trechos do grupo controle), de forma aleatória. O método empregado nesta fase foi o de bissecção temporal em que a duração de diferentes estímulos é classificada como 'curta' ou 'longa'. Neste caso, foram apresentadas duas gamas de durações: a primeira, com trechos musicais variando de 1 a 5 segundos (gama de durações curtas: D1=1 s., D2=2s., e assim por diante) e de 4 à 20 segundos (gama de durações longa: D1=4 s., D2= 8s., D3=12 s., e assim por diante). A tarefa dos participantes consistiu em julgar, por meio do teclado do computador, se a duração de cada trecho apresentado foi curta (tecla C) ou longa (tecla L). O teste ANOVA foi utilizado para comparar a porcentagem de respostas longas dos participantes referente aos trechos de cada emoção nas duas gamas de duração analisadas. Para as emoções Alegria, Serenidade e Tristeza, o teste ANOVA não apresentou diferenças estatísticas significativas sobre a comparação da estimação temporal dos trechos musicais controle e experimental na gama de duração curta, assim como não foram encontradas diferenças estatísticas significativas para a estimação temporal dos trechos musicais representantes da emoção Raiva em ambas as gamas de duração (curta e longa). Diferenças estatísticas significativas foram encontradas na gama de duração longa para a emoção Alegria (F 27,4141; p=0,000047), Serenidade (F 15,54545; p=0,000873) e Tristeza (F 7,6294; p=0,012404), indicando que os trechos representantes do grupo controle foram superestimados em relação aos trechos do grupo experimental para ambas as emoções. Este resultado não corrobora os resultados encontrados por Droit-Volet e Gil (2009). Em tarefas envolvendo bissecção temporal, parece haver um processamento de superestimação temporal relacionado de maneira mais preponderante à cognição da obra musical do que à experiência de cada indivíduo para estas três emoções.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study investigated the influence of emotions triggered by music on time perception. At first, a pre-test phase, which consisted of a semi structured interview with 20 participants (10 musicians and 10 non musicians) was performed. Each participant was asked about songs related to past emotional experiences associated with Happiness, Sadness, Anger and Tenderness (3 excerpts for each emotion), totaling 12 songs (experimental excerpts). Participants also reported the reasons why they associated each song with each emotion. In the test phase, at first, participants heard and judged the degree of familiarity of 12 musical excerpts representative of the same emotions mentioned above (control excerpts) used in a previous study. In a second task, each participant estimated the duration of musical excerpts selected in the interview in addition to the control excerpts. Both excerpts (control and experimental) were presented randomly to the participants. The method employed in this stage was temporal bisection task. In this kind of test, different stimuli are judged as "short " or " long ". In this case, two ranges of durations were made: the first range consisted with pieces of music ranging from 1 to 5 seconds ("short": D1 = 1, D2 = 2s, and so forth) and the second range consisted from 4 to 20 seconds ("long": D1 = 4 s, 8s D2 = D3 = 12 s, and so forth...). Participants judged the durations of stimuli using a computer keyboard. They pressed the key C if the length of each piece submitted was short and pressing the key L if the length of each piece was long. An ANOVA was used to compare the percentage of long responses from participants regarding the excerpts of each emotion in both duration ranges analyzed. For Happiness, Tenderness and Sadness, ANOVA showed no statistic differences in comparison of temporal estimation of musical control and experiment in the range of short durations. No statistic differences were found for the temporal estimation of musical excerpts representatives of emotion Anger for both ranges of duration (short and long). Statistic differences were found in the range of long-term durations for Happiness (F 27.4141, p = 0.000047), Tenderness (F 15.54545, p= 0.000873) and Sadness (F 7.6294, p = 0.012404), indicating that control excerpts were overestimated compared to the experimental excerpts for the three emotions. This result corroborates the findings of Droit-Volet and Gil (2009). In tasks involving temporal bissection, the overestimation temporal processing seems to be related in a more prominent way to cognition of musical work than the experience of each individual for these three emotions.-
Formato: dc.format87f. : il., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Emoções-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção temporal-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Influencia-
Palavras-chave: dc.subjectMémoria - Emoções-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleEmoções desencadeadas por recordações musicais do passado influenciam a percepção do tempo?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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