Como uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia do consumidor curitibano de produtos tecnológicos

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Autor(es): dc.contributorAkel Sobrinho, Zaki, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorPontarolo, Consuelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/35806-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35806-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a prontidão para a tecnologia pelos consumidores curitibanos, baseando-se nos estudos de Parasuraman (2000) e utilizando a Technology Readiness Index (TRI), escala que mede a prontidão para a tecnologia, como principal instrumento de pesquisa. Buscando ampliar os estudos anteriormente realizados com a escala TRI, o estudo incluiu a uma marca reconhecida pelo mercado e pelos consumidores como inovadora como variável moderadora, a fim de verificar se a sua influência sobre o consumidor é capaz de alterar os seus scores relacionados aos fatores indutores (otimismo e inovatividade) e inibidores (insegurança e desconforto) da adoção de tecnologia pelos consumidores. A partir dos estudos de Parasuraman e Colby (2001) sobre os tipos de consumidores, foi ainda verificada entre os curitibanos a existência de quatro dos cinco tipos de consumidores descritos pelos autores (explorador, pioneiro, paranóico, cético e retardatário), além de identificar a existência de um novo tipo de consumidor denominado no estudo como consumidor "conectado". O estudo foi realizado em duas etapas, sendo a primeira exploratória, procurando o embasamento teórico necessário sobre os principais construtos do estudo e a segunda, realizada de modo quantitativo pela aplicação de pesquisa de levantamento por corte transversal único onde a TRI foi aplicada em duas amostras distintas de 200 consumidores, sendo a primeira amostra isenta do estímulo da marca e a segunda amostra exposta ao estímulo da marca. O fator otimismo apresentou variação significativa entre as duas amostras enquanto os demais fatores não apresentaram diferenças significativas entre as duas amostras pesquisadas. Palavras-chave: prontidão para tecnologia, marca e tipos de consumidores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleComo uma marca reconhecida como inovadora modera a prontidão à adoção de tecnologia do consumidor curitibano de produtos tecnológicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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