Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rechia, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Fernando Richardi da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:06:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:06:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35802 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Simone Rechia | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 31/03/2014 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Exercício e esporte | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Sociologia do esporte e lazer | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa partiu da problemática em torno da possibilidade da ocorrência de experiências no âmbito do lazer na escola, mais especificamente nos seus espaços localizados ao ar livre, ou seja, para além das salas de aula, nos tempos/espaços em que estudantes e demais membros da comunidade escolar não estão inseridos nas aulas formais (intervalos e inter turnos), levando-se em consideração as formas de planejamento e organização desses espaços. Foi adotada a pesquisa qualitativa. Para contemplar os objetivos da pesquisa foram adotadas quatro etapas: (1) Mapeamento dos espaços ao ar livre; (2) Pesquisa em documentos atuais e históricos, visando a identificação do planejamento e da organização dos espaços; (3) Identificação, observação visual e descrição dos espaços ao ar livre e das formas de uso e apropriação destes espaços por membros da comunidade escolar, localizando possibilidades e experiências no âmbito do lazer; e (4) Entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva, professores, funcionários e estudantes, visando identificar as formas de compreensão dos espaços ao ar livre e da relação entre o fenômeno do lazer e o âmbito escolar. Por meio de uma triangulação entre as informações obtidas a partir das observações visuais de campo, das entrevistas semiestruturadas e dos documentos atuais e históricos do Colégio, foram identificadas e analisadas convergências e divergências. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, no Colégio, os espaços ao ar livre não tinham o mesmo cuidado nem eram considerados potencialmente educativos como os demais espaços localizados internamente, mesmo estes espaços tendo sido ressignificados com o passar dos anos, passando de locais destinados, no início, principalmente à circulação das pessoas, para locais que possibilitariam novas formas de uso e apropriação por parte de toda a comunidade escolar. Desta forma, os intervalos e inter turnos eram entendidos e organizados como tempos/espaços de descanso e recuperação de energias para a volta às aulas, resultando no empobrecimento quanto às possibilidades de vivências calcadas no lúdico, principalmente em relação às práticas corporais. Este fato pode estar relacionado com a concepção de que a escola ainda é local destinado apenas ao trabalho, relegando o lazer a segundo plano ou a experiências vividas fora dos tempos/espaços escolares. A apropriação dos diversos espaços escolares pelos membros da comunidade escolar e o entendimento de que todos os espaços influenciam-se e interrelacionam-se, poderia auxiliar no estabelecimento das relações de uso, apropriação, trocas, ou seja, de ensino aprendizagem, não apenas em relação aos espaços da escola, mas com os demais espaços educativos da cidade, sejam eles públicos ou privados. Iniciar esse processo verdadeiramente educativo pelo ambiente escolar pode influenciar no uso e apropriação da cidade, já que o espaço escolar está inserido no espaço citadino. Caberia à escola fazer a sua parte, prestar a sua contribuição enquanto instituição efetivamente educadora, o que poderia resultar em significativos avanços para a cidade e toda a sociedade, principalmente no que tange às relações humanas, estabelecidas nos diversos tempos/espaços da vida. Palavras chave: Lazer, escola, espaço. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research started from the problematic around the possibility of the occurrence of leisure experiences in school, more specifically in their spaces located outdoors, that is, beyond the classroom , in the time / space where students and other members of the school community are not included in formal classes ( recess and inter shifts) , taking into account the forms of planning and organization of these spaces . Qualitative research was adopted . To contemplate the research objectives four steps were adopted: ( 1 ) Mapping of outdoor spaces ; ( 2 ) Research in current and historical documents, aiming at identifying the spaces planning and organization; ( 3 ) Identification , visual observation and description of outdoor spaces and forms of use and co-optation of these spaces by members of the school community, finding leisure opportunities and experiences; and ( 4 ) semi-structured interview with the management team, teachers, staff and students, aiming at identifying the ways of understanding the outdoor spaces and the relationship between the leisure phenomenon and scholastic spectrum. Through a triangulation between the information obtained from the visual field observations, semi-structured interviews and the current and historical documents of the High School, convergences and divergences were identified and analyzed. These research results demonstrated that, in the High School, the outdoor spaces had not the same care nor were considered potentially educative like the internal spaces, even these spaces had been resignified over the years, from places destined for, at the beginning, mainly for the people circulation, to places that enable new forms of use and appropriation by the whole school community. Thus, the recess and inter shifts were understood and organized as times/spaces of rest and restoration of energies for the return to school, resulting in the impoverishment of the possibilities of experiences based on ludic, especially in relation to corporal practices. This fact may be related to the conception that the school is still just a place dedicated to the work, relegating the leisure to the background or to experiences outside of scholar time/spaces. The appropriation of various school spaces by members of the school community and the understanding that all spaces are interrelated and influence each other, could help in the establishment of use relations, appropriation, exchanges, that is, in in teaching and apprenticeship, not only related to the school spaces, but with the other educational spaces of the city, whether public or private. Start this truly educational process by the school environment can influence in the city use and appropriation, since the school space is inserted in city space. It is for the school to do its part, rendering its contribution as an effectively educator institution, which could result in significant advances for the city and the whole society, especially in regard to human relationships, established in different times/places of the life. Keywords: Leisure, school, space. | - |
Formato: dc.format | 182p. : il., algumas color., tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços publicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual do Paraná | - |
Título: dc.title | Os espaços de lazer do Colégio Estadual do Paraná : possiveis espaços de aprendizagem para uso da cidade no tempo/espaço de lazer | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: