Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gustavo Luiz Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/35752 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/35752 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Partindo da proposta geral de estudar o contexto do consumo musical contemporâneo e as transformações que este mercado tem enfrentado nos últimos anos, este estudo dedica-se a discutir os temas da participação, da autonomia e do letramento digital como elementos inerentes a tais práticas de consumo e constituintes de desafios e questionamentos levantados acerca da formação sociocultural e da comunicação na cibercultura. A investigação proposta apresenta o contexto econômico, político e social da modernidade, em que o consumo musical se desenvolve. Discute a noção de cultura, cibercultura e letramento digital e inclui neste contexto, como objeto de pesquisa, o financiamento coletivo de produtos musicais pelos sistemas de crowdfunding, através do site brasileiro Catarse. O problema de pesquisa questiona, em uma abordagem epistemológica fenomenológico-hermenêutica, orientada por Paul Ricoeur, o significado da experiência para aqueles que participam de tais projetos como apoiadores e para responder a essa questão tem como objetivos identificar o perfil dos apoiadores e compreender sua motivação. Considerando esses objetivos, realizou-se uma pesquisa em duas fases, inicialmente quantitativa, on-line, para obter acesso aos participantes dispostos a contribuir com a pesquisa, que obteve 57 respostas e uma segunda fase qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas em que foram apreendidos os significados da experiência de apoio de projetos musicais de 7 apoiadores. Os resultados apontaram para a emergência de significados ligados à valorização dos relacionamentos sociais, políticos e econômicos que permeiam o processo de apoio a projetos de crowdfunding. Ligados a este significado, dois outros foram identificados: a valorização das iniciativas de crowdfunding como iniciativas autônomas e independentes e a valorização da experiência musical como fonte de entretenimento e identificação. O estudo conclui ainda que características modernas de consumo cultural e traços de letramento digital colaboram e estruturam a participação e a motivação dos apoiadores dos projetos. Palavras-chave: Comunicação; Crowdfunding; Cibercultura; Letramento Digital; Consumo Musical. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Significados da experiência para apoiadores de projetos musicais de Crowdfunding | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: